Maternidade inicia atividades do Novembro Roxo com curso de sensibilização do Método Canguru

Mais de 30 profissionais de diversas áreas da maternidade participam do curso

A Maternidade Nossa Senhora de Lourdes (MNSL), equipamento da Secretaria de Estado da Saúde (SES), iniciou a celebração do mês de sensibilização e conscientização sobre a prematuridade, o Novembro Roxo, com um curso sobre o Método Canguru. Nesta quarta-feira, 6, foi realizada uma aula prática do curso para profissionais de diversas áreas da maternidade.

Coordenadora estadual do Método Canguru, a enfermeira neonatologista Amanda Andrade explicou que o curso é direcionado a 34 profissionais multidisciplinares da MNSL, entre enfermeiros, fisioterapeutas, psicólogos, fonoaudiólogos, entre outros. “Buscamos sensibilizar os profissionais para a atenção humanizada ao recém-nascido. São três dias de curso ministrado pelos tutores do Método Canguru”, explicou.

A Ala Verde da MNSL é a enfermaria do Método Canguru, que é um modelo de assistência ao bebê prematuro que tem como pilar o contato pele a pele e o aleitamento materno. A enfermaria conta com 27 leitos para os recém-nascidos prematuros. “É considerada a maior do Brasil em número de leitos concentrados em um só lugar”, comentou Amanda Andrade. 

Auane Moura dos Santos está internada em um dos leitos com a filha prematura, Maria Alice, que nasceu com 29 semanas de gestação, pesando 1.230 gramas. “Eu moro na divisa de Sergipe e Bahia e só fiz três consultas de pré-natal, inclusive na última me mandaram para cá porque eu não estava bem. Eu passei 24 dias internada na Ala Rosa, e depois que a minha filha nasceu, ela ficou na Unidade de Terapia Intensiva Neonatal (Utin), e agora estamos na Ala Verde fazendo o tratamento para ela se recuperar”, relatou.

Caminhada da Prematuridade

Para evitar casos de parto prematuro como o de Auane, no próximo sábado, 9, vai acontecer a III Caminhada de Sensibilização à Prematuridade no Calçadão da Praia Formosa, em Aracaju, das 7h às 9h. O evento tem os objetivos de sensibilizar a sociedade civil para a importância da conscientização sobre a prematuridade e reforçar o apoio à causa, como incentivar a gestante a fazer o pré-natal correto e seguir as orientações médicas para o bebê nascer no tempo certo.

A coordenação da caminhada convida a todos para vestirem camisas brancas e se unirem neste ato de solidariedade, para demonstrar apoio às famílias e bebês que enfrentam a jornada desafiadora da prematuridade. A iniciativa é aberta ao público e busca não apenas informar, mas também fortalecer a rede de apoio a essas famílias. Todas as maternidades que compõem a rede estadual de saúde foram convidadas a participar.

Fotos: Flávia Pacheco

O post Maternidade inicia atividades do Novembro Roxo com curso de sensibilização do Método Canguru apareceu primeiro em Saúde.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *