Evento reúne líderes e representantes do setor regulatório para discutir inovações e parcerias no campo da Cannabis medicinal
O Governo do Estado compartilhou com o público do ‘Cannabis Connection’ o pioneirismo e a experiência exitosa de Sergipe no tratamento de pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) com cannabis medicinal. O evento, organizado pela Sechat – plataforma de informação, educação e negócios voltada ao mercado de Cannabis medicinal e industrial, ocorreu na quarta-feira, 6, e reuniu líderes políticos e representantes do setor regulatório para discutir inovações, casos de sucesso e parcerias na área.
Na ocasião, o secretário de Estado da Saúde, Cláudio Mitidieri, que representou o governador Fábio Mitidieri, destacou que o encontro proporcionou o compartilhamento de experiências, além de fortalecer a pesquisa científica a fim de ampliar o acesso à população. Além disso, o gestor frisou o pioneirismo de Sergipe na distribuição qualificada do produto.
“É com grande satisfação que partilhamos com o público do Cannabis Connection o tratamento com produtos derivados da cannabis medicinal e acompanhamento especializado realizado para pacientes do SUS em Sergipe. O evento atrai um público importante na discussão da pauta, os responsáveis pela criação de políticas públicas, regulamentação e supervisão do setor. Então, é uma oportunidade de mostrar o nosso trabalho e escutar outras experiências. Sem dúvidas, esses encontros são essenciais para estimular a pesquisa científica e ampliar o acesso da população a tratamentos médicos inovadores”, destacou o secretário.
O neurocirurgião e diretor científico da plataforma Sechat, Pedro Pierro, enfatizou que o evento é uma oportunidade de dialogar com os setores responsáveis. “O Cannabis Connection vem com a proposta de unir o ecossistema e seus players para definirem, por meio de debate entre os setores envolvidos, um modelo regulatório que atenda a todos, e não apenas uma parte da sociedade”, disse Pedro.
Referência nacional
Sergipe é pioneiro na distribuição qualificada do produto e na linha de cuidado do paciente pelo SUS. Em menos de um ano, foram entregues dois protocolos clínicos essenciais para a realização do tratamento. O primeiro foi direcionado para pacientes com epilepsia refratária que se encaixam em doenças específicas como síndrome de Dravet, síndrome de Lennox–Gastaut (SLG) e Complexo Esclerose Tuberosa (CET); e o segundo para o comportamento agressivo no Transtorno do Espectro do Autismo (TEA).
Ao todo, 83 pacientes são atendidos na sede do Núcleo de Acolhimento em Terapias Especializadas (Nate), que fica localizada no Centro Especializado em Reabilitação José Leonel Aquino (CER IV) e disponibiliza uma linha de cuidado qualificada para os usuários dos dois protocolos.
Fotos: Arquivo pessoal
O post Governo de Sergipe apresenta pioneirismo do tratamento com canabidiol no ‘Cannabis Connection’, em São Paulo apareceu primeiro em Saúde.