Notícia
 

22-12-2014

 

Água de coco hidrata e contribui para saúde dos dentes

 

Além de uma deliciosa bebida refrescante, a água de coco hidrata a boca, mantém o fluxo salivar equilibrado, previne o mau hálito e preserva a gengiva

 

Com a chegada do verão, é importante ficar atento a problemas que o excesso de calor pode causar para a saúde, inclusive a bucal. Temperaturas muito quentes favorecem quadros de desidratação – perda de água e sais minerais, principalmente por meio do suor. Por isso, bebidas como a água de coco podem ser verdadeiros remédios hidratantes para o corpo e a boca. 
 
“Uma pessoa desidratada tem a composição da saliva alterada, o que dificulta funções orais normais (falar, mastigar e engolir). Este desequilíbrio pode, inclusive, trazer como consequência o mau hálito, já que diminui o efeito antibacteriano apresentado pela saliva”, diz Luana Campos, dentista especializada em laser terapia, da clínica Interclin. 
 
E não é só isso. Segundo a especialista, a desidratação diminui a imunidade e a resistência física, predispondo infecções causadas por bactérias, fungos ou vírus, como, por exemplo, o herpes. É aí que entra a água de coco. Além de trazer uma agradável sensação de refresco para o corpo ela também apresenta alto conteúdo de minerais (ferro, ácido fólico, cobre e potássio), que são excelentes para hidratar, manter o fluxo salivar equilibrado e as bactérias longe da boca.  
 
“Além disso, ela ainda tem vitaminas A, B e E que ajudam a melhorar o estado dos ossos e dos dentes, contribuindo para preservação do tecido periodontal (tecido de sustentação dos dentes)”, diz Luana.
 
Fonte: Terra

 

 

VOLTAR