A secretária de Estado da Saúde, Mércia Feitosa, se reuniu na manhã desta sexta-feira, 16, com representantes do Conselho Estadual da Pessoa com Deficiência. Na pauta do encontro, que aconteceu no Centro Administrativo da Saúde, um diálogo sobre a aquisição de bolsa de colostomia, o funcionamento do Centro Especializado em Reabilitação IV (CER IV) e a proposta de curso da Língua Brasileira dos Sinais (Libras) para os profissionais de saúde.
Mércia Feitosa acolheu as solicitações do conselho e garantiu que irá avaliar as propostas recebidas. “São legítimas as pautas dos conselheiros e elas se coadunam ao nosso esforço de fazer saúde pública para todos, com o olhar nas necessidades específicas de cada um, de cada comunidade”, disse a secretária.
O posicionamento favorável da secretária às pautas deixou satisfeito o presidente do Conselho Estadual das Pessoas com Deficiência e Altas Habilidades em Sergipe, Antônio Luiz dos Santos. “Trouxemos a proposta de a Secretaria de Estado da Saúde capacitar os profissionais da área na língua de Libras e ela sinalizou positivamente, afirmando que irá promover o entendimento com o conselho para uma futura parceria neste sentido. Com isso, ganham as pessoas que têm deficiência auditiva porque terão atendimento mais qualificado”, salientou o presidente.
Antônio Luiz também quis saber quando entrará em funcionamento o CER IV. Ouviu da secretária a informação de que em agosto o governo do Estado estará inaugurando a unidade que irá ofertar serviços de reabilitação nas deficiências auditiva, visual, intelectual e motora. “O CER IV é um grande marco para o movimento das pessoas com deficiência em Sergipe, afinal são 500 mil pessoas nessa condição no Estado e muitas delas precisam fazer tratamento fora. A partir de agosto teremos aqui em Sergipe um serviço de ponta, nivelado com as maiores tecnologias do país”, considerou o presidente do conselho.
Da reunião participaram também o presidente e vice-presidente da Associação Sergipana de Ostomizados e Amigos do Estado de Sergipe, José Adilson Franco dos Santos e Professor Leco, respectivamente. Trouxeram a Mércia Feitosa a discussão sobre a possibilidade da associação participar da construção dos descritivos para os pregões futuros de aquisição das bolsas de colostomia. “A ideia é qualificar e otimizar a compra dentro da real necessidade dos ostomizados”, explicou o presidente, informando que a secretária sinalizou positivo à proposta.
Foto: Flávia Pacheco
O post Secretária de Saúde dialoga com membros do Conselho Estadual da Pessoa com Deficiência apareceu primeiro em Saúde.