O Núcleo de Educação Permanente do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192 Sergipe) deu início nesta segunda-feira, 02, a uma série de treinamentos voltados para os enfermeiros da casa, com o objetivo de capacitá-los em Suporte Intermediário de Vida (SIV), uma nova modalidade de atendimento inter e pré-hospitalar, recentemente implantada pela Secretaria de Estado da Saúde com vistas a otimizar a assistência e melhorar o cuidado ao paciente.
Nesta semana, os treinamentos serão realizados no dia de hoje, na quarta e quinta-feira, para turmas de no máximo 20 pessoas. No entanto, a capacitação seguirá ativa até que todos os mais de 200 enfermeiros do Samu passem pelo treinamento, como enfocou o gerente do Núcleo de Educação Permanente (NEP), Kelson Santos Rosário, enfatizando que a capacitação conta com conteúdos teóricos e práticos.
“O objetivo maior é mostrarmos o SIV e treinarmos o manejo do paciente nos mais diversos procedimentos que utilizamos, a exemplo da sondagem, avaliação do quadro, princípios da ventilação, entre tantos outros”, disse o gerente, informando que a equipe do Suporte Intermediário de Vida é composta de enfermeiro, técnico de enfermagem e condutor, tendo como missão o atendimento de média complexidade.
Implantado no primeiro semestre deste ano, por enquanto o SIV está centralizado na capital, com uma viatura, mas com a perspectiva de ser ampliado para bases estratégicas do interior do Estado, programação que está sendo estudada pela gestão.
Na avaliação de Kelson Rosário, o SIV foi implantado para preencher uma lacuna de tipo de atendimento ligado à gravidade, existente entre a Unidade de Suporte Avançado (USA), composta por médico, enfermeiro, técnico de enfermagem e condutor, e a Unidade de Suporte Básico (USB), que tem o técnico de enfermagem e condutor. A equipe do SIV é formada por enfermeiro, técnico de enfermagem e condutor.
Fotos: Valter Sobrinho
O post Enfermeiros do Samu começam a ser treinados em Suporte Intermediário de Vida apareceu primeiro em Saúde.