Durante a pandemia da Covid-19, muitas empresas e entidades se solidarizaram com a crise mundial e doaram insumos para serem utilizados nas unidades hospitalares. A Secretaria de Estado da Saúde (SES) recebeu algumas doações, a última foi do Project Hope, que enviou a SES três medicamentos que compõem o kit intubação, sendo o midazolam, propofol, (os dois são sedativos) e rocurônio (relaxante muscular), além de um respirador mecânico.
Os medicamentos foram enviados em remessas nos meses de junho, julho e agosto. De acordo com informações da coordenadora do Centro de Distribuição de Insumos e Medicamentos (Cadim), Amanda Prata. Foram enviadas 1200 unidades de cada medicamento.
Os insumos já foram distribuídos para algumas unidades que compõem a Rede Hospitalar de Saúde, para o tratamento dos pacientes internados com a Covid-19. A coordenadora relata que, com a pandemia, a dificuldade de aquisição de insumos se intensificou e que gestos como esse salvam vidas.
“Estamos, como o mundo inteiro, sofrendo com desabastecimento dos medicamentos para o kit de intubação, então a doação veio no momento oportuno, de extrema dificuldade e ajudou bastante. Estávamos passando por um cenário difícil, em que todos os estados do Brasil estavam tendo dificuldade também, por isso as doações são tão importantes”, destaca Amanda.
O post Secretaria de Estado da Saúde recebe doação de medicamentos e respirador do Project Hope apareceu primeiro em Saúde.