Projeto Banho de Sol estimula o tratamento de pacientes da UTI Pediátrica do Huse

Humanizar o atendimento dentro do contexto hospitalar destacando a influência que o contato com o exterior causa na recuperação do paciente, auxiliando seu processo de cura. Esse é o objetivo do Projeto Banho de Sol, do Serviço de Fisioterapia da UTI Pediátrica (UTI-P) e do Núcleo de Educação Permanente (NEP) do Hospital de Urgências de Sergipe Governador João Alves Filho (Huse), idealizado pela RT de fisioterapia, Fernanda Gonçalves, e pela fisioterapeuta do NEP, Layra Dantas. O banho de sol acelera o tratamento do paciente reduzindo o tempo de permanência hospitalar.

“Hoje conseguimos concretizar esse projeto que a gente vem idealizando há algum tempo. Com a pandemia tivemos algumas limitações, principalmente, porque a UTI Pediátrica a gente tem uma frequência muito grande com pacientes crônicos que ficam internados por muito tempo, então o projeto banho de sol vem para minimizar os efeitos dessa internação a longo prazo. Nossa satisfação e alegria nesse momento por algo que foi idealizado por toda a equipe de fisioterapia, enfermagem, equipe médica, psicologia até porque não tem como fazer esse projeto funcionar só com uma pessoa, todos tem que comprar a ideia do benefício que esse banho de sol promove no paciente”, explicou a fisioterapeuta do Núcleo de Educação Permanente (NEP), Layra Dantas.

Melhorar os níveis de serotonina (humor), produção de melatonina (regulação do sono), auxiliar nas funções cognitivas, na cicatrização de feridas, além da influência no sistema imunológico são alguns dos benefícios do Projeto Banho de Sol. São aptos para esse processo, os pacientes com estabilidade hemodinâmica, em ventilação mecânica ou em ventilação espontânea, ausência de sedação, ausência de desconforto respiratório ou padrão respiratório basal, não ter necessitado de aumento de suporte ventilatório nas últimas 6 horas.

De acordo com a gerente da UTI Pediátrica do Huse, Karilene Carvalho, o projeto era colocado em prática sempre que possível pela equipe da fisioterapia, juntamente com alguns profissionais da equipe multidisciplinar. “Nesta manhã o projeto ganhou vida e foi apresentado para as equipes e demais colaboradores do hospital. Conseguimos mostrar a importância da atuação da equipe no processo de humanização dentro do contexto hospitalar e foram expostos os benefícios e o principal objetivo que é retirar o paciente do leito e promover integração com o ambiente externo de modo a proporcionar estímulos positivos”, declarou.

O Projeto Banho de Sol acontece duas vezes na semana, nos dias de terça e quinta-feira. A RT de fisioterapia do Huse, Fernanda Gonçalves, explica que na impossibilidade de contemplar todos os pacientes em um dia, no dia seguinte será feito o rodízio. “É importante que todos os elegíveis possam participar ao menos uma vez na semana. Outro destaque importante é realizar o banho de sol após os procedimentos que são necessários para o paciente, inclusive o banho”, enfatizou.

O superintendente do Huse, Walter Pinheiro, prestigiou o lançamento do projeto e destacou a importância para a saúde do paciente. “Isso nada mais é que uma visão holística do tratamento e cada vez mais a gente percebe isso, a gente não trata doenças, a gente trata os pacientes, uma visão completa dessa abordagem. O sol é vida, desde o estímulo que ele dá na sua pineal, na produção da melatonina, ainda mais podendo ofertar para os pacientes críticos que estão na unidade de terapia intensiva, sentindo calor, eu acho isso magnífico, sensacional e só tenho que parabenizar os idealizadores do projeto e que todos aqui repliquem essa ideia para outras unidades”, declarou.

O pai do pequeno Y.S, 2, Geovânio Santos, 25, estava presente no momento do banho de sol e emocionado falou da alegria de acompanhar esse momento. “Saber que meu filho está num projeto como esse e que ele se sente bem, que é amado, é muito importante. As crianças ficam o tempo todo dentro do quarto com medicações e aparelhos, aqui fora elas sentem um pouco de ar puro, o calor do sol e se sentem muito bem, isso é maravilhoso, é só ver a alegria do meu filho”, finalizou.

O post Projeto Banho de Sol estimula o tratamento de pacientes da UTI Pediátrica do Huse apareceu primeiro em Saúde.