Na manhã de terça-feira , 24, a Maternidade Nossa Senhora de Lourdes, referência a gestantes de alto risco, recebeu alunos de Fisioterapia da universidade UniAges. Os estagiários foram acolhidos pelo Núcleo de Educação Permanente da MNSL através da enfermeira Maria do Carmo Pereira e a preceptora Ana Maria dos Santos Oliveira, que apresentou as regras, rotinas e projetos que são desenvolvidos na instituição.
Os alunos conheceram as instalações da unidade, passando desde o acolhimento, admissão, até as alas Rosa, Azul e Verde, além do Centro Cirúrgico da MNSL e o Centro Cirúrgico da MNSL. “O objetivo do acolhimento é mostrar as regras e rotinas da instituição, para que os estagiários tenham conhecimento dos procedimentos durante o período que ficarem desenvolvendo suas atividades nas alas da maternidade”, comentou Maria do Carmo.
“Repassamos normas e rotinas para os estagiários, mostramos a instituição com a estrutura física da unidade, os serviços realizados e os programas de humanização do setor”, informou a enfermeira Maria do Carmo. A preceptora do curso de Enfermagem da UniAges, Ana Maria, explicou que a visita guiada pelo NEP foi muito importante no primeiro dia de estágio da turma que se inicia, já que muitos não tiveram a oportunidade de entrar em contato com uma maternidade durante a graduação e dessa forma, eles conhecem como funciona a instituição”, disse Ana Maria.
Ela observou que considera importante o acolhimento. “Eles foram bem recebidos pelo NEP e toda a equipe. O intuito da visita foi um estágio supervisionado, obrigatório de curso, onde as estagiarias acompanharam as puérperas e puderam reconhecer o processo do parto e da gestação a partir da avaliação, e formular um raciocino terapêutico para traçar conduta no sentido de melhorar de vida e do quadro clínico da paciente”, observou a preceptora.
Para a estagiária do décimo período de Fisioterapia, Ana Paula Fraga Matos, explicou que o estágio é supervisionado e que a visita foi com o pós-parto e que foi possível perceber a humanização dos profissionais tanto com os pacientes como com os recém-nascidos.
A estagiária do curso de Fisioterapia, Alexia Rosário Santana, contou que a enfermeira do NEP, explicou sobre todas as alas e qual a função delas. “Foi um dia bastante produtivo. Bom ver a forma que a maternidade trabalha e a relação dos profissionais. Percebi que há boa comunicação também com os pacientes”, relatou Alexia.
O post Estagiários de Fisioterapia visitam a Maternidade Nossa Senhora de Lourdes e conhecem rotina da instituição apareceu primeiro em Saúde.