Psicólogo da Maternidade Nossa Senhora de Lourdes fala sobre a profissão

Dia 27 de agosto é dia do Psicólogo, profissional da área da saúde responsável por estudar e orientar o comportamento humano lidando com os sentimentos crises e traumas. A Maternidade Nossa Senhora de Lourdes, possui o setor de Psicologia composto por nove profissionais capacitados para auxiliar as gestantes, parturientes, pacientes e vítimas de violência sexual que por ela passam e enfrentam problemas com a condição psicológica. Esses profissionais são referenciados de acordo com a demanda da maternidade.

A Psicologia atua com recursos terapêuticos para adaptar as mudanças que a pandemia trouxe. “O campo do autoconhecimento cresceu bastante nessa fase de mudança e transformação do planeta e todo mundo tem sentido a necessidade de conhecer tanto dos seus medos quanto da sua realização, de ação na vida. Todo esse cenário, a Psicologia traz num estudo profundo de autoconhecimento”, explicou o psicólogo Evanildo Ferreira Vasco Viana.
Ele observou que um dos focos do trabalho do psicólogo é “amenizar” o sofrimento do paciente, decorrente do processo de hospitalização. “A escuta qualificada, a empatia e um olhar humanizado, contribuem com a melhora do bem-estar e da condição geral do paciente em um ambiente desconhecido”, ressaltou observando que na unidade o foco é o cuidado com a mulher, a gestante o bebê.

Evanildo observou que são muitas as áreas e a possibilidade de atuação do psicólogo na atualidade. Ele atentou que existe a área clínica, a área jurídica, área hospitalar e outras. “O psicólogo sempre vai trabalhar nesse campo de estudo, no campo de informação seja individual ou coletivo, trazendo recursos da sua base terapêutica para o desenvolvimento de relações. Cada abordagem e cada área vão trazer uma especificidade”, disse o profissional.
Ele atentou que na Unidade há gestantes internadas (Ala Rosa), puérperas internadas (Ala Azul), mães que estão acompanhando seus bebês na UTI, o método Canguru, (Ala Verde). “As internações acontecem em cada uma das alas e suas especificidades. A psicologia vem trazendo suporte, orientação, e recursos para lidar com esses processos de adoecimento na gestação”, disse.

Transformações positivas
A psicóloga da Ala Azul, Kátia Cristina Albuquerque de Santana, atua como psicóloga na maternidade há 11 anos. Ela contou que, a Psicologia possui um papel importante, porque são práticas de autocuidado e autoconhecimento, que são trabalhadas e aos poucos é possível descobrir quais os recursos podem promover transformações positivas de uma forma mais suave, leve e mais tranquila.

“O setor de psicologia faz escutas diferenciadas sempre buscando trazer acolhimento e apoio às questões psíquicas e as emocionais que a maternagem traz, como ansiedade generalizada, quadros depressivos importantes, como também são trabalhadas de forma pontual questões relacionadas ao processo de perda e seu processo de luto”, concluiu Kátia.

O post Psicólogo da Maternidade Nossa Senhora de Lourdes fala sobre a profissão apareceu primeiro em Saúde.