A Rede Estadual de Saúde ganhou mais um potente equipamento na última sexta-feira, 27. O Centro Especializado em Reabilitação tipo VI – José Leonel Ferreira Aquino – CER IV, surge para qualificar ainda mais os serviços que já eram ofertados à população com deficiência no estado.
O CER VI, que começa o atendimento ao público na próxima quarta-feira, 01 de setembro, amplia os serviços ofertados às pessoas com deficiência por ser o único que possui uma estrutura para reabilitação visual, além de atender outros três tipos de deficiências: física, auditiva e intelectual, incluindo a reabilitação de usuários que tenham o transtorno do espectro autista (TEA).
Por ser um equipamento novo, porém, muito esperado pela sociedade sergipana, surgem dúvidas sobre o funcionamento dos serviços. Por isso, serão respondidas abaixo algumas perguntas mais frequentes:
ONDE FUNCIONA O CER IV E QUAL O HORÁRIO DE ATENDIMENTO?
Funciona em Aracaju, na avenida Carlos Rodrigues da Cruz, nº 1531, bairro Capucho. Fica nas proximidades do Case e Hemose. O atendimento começa às 07h da manhã e vai até as 17h.
QUALQUER PESSOA COM DEFICIÊNCIA SERÁ ATENDIDA PELO CER IV?
Serão atendidas pelo CER IV pessoas que se encaixem nos quatro tipos de deficiência que o centro abraça, ou seja, física, intelectual e Transtorno do Espectro Autista (TEA), auditiva e visual
TENHO UMA DEFICIÊNCIA QUE SE ENCAIXA, POSSO IR DIRETO AO CER IV SOLICITAR ATENDIMENTO?
Não. Você precisa primeiro ir a uma unidade básica de saúde do seu município, levando a documentação necessária (RG, cartão SUS e comprovante de residência), solicitar atendimento médico. O profissional de saúde avaliará se a sua condição atual se encaixa nos serviços disponibilizados no CER IV. Esse profissional insere a sua demanda no Sistema de Regulação e te encaminha ao centro, caso você seja considerado um paciente que necessite de reabilitação especializada.
E QUANDO EU CHEGAR AO CER IV, O QUE ACONTECERÁ?
O primeiro passo será uma avaliação multidisciplinar para um diagnóstico inicial e criação de um planejamento individualizado de reabilitação.
QUAIS SÃO AS ESPECIALIDADES QUE COMPÕEM ESSA EQUIPE MULTIDISCIPLINAR?
A equipe CER IV é composta por profissionais preparados para atender de maneira humanizada: assistente social, enfermeiro (a), fisioterapeuta, fonoaudiólogo (a), médico especialista, nutricionista, psicólogo (a) e terapeuta ocupacional.
Todas as informações acima constam na Cartilha do Usuário que foi apresentada na manhã desta terça-feira, 31, à imprensa pela secretária de Estado da Saúde, Mércia Feitosa. O livreto que será entregue a todos os municípios sergipanos, visa facilitar o entendimento sobre a missão do CER IV, através de uma linguagem objetiva e acessível, inclusive, possui uma versão em braille para pessoas com deficiência visual.
A Secretaria de Estado da Saúde (SES) ressalta que o Sistema Único de Saúde de Sergipe sempre acolheu com o máximo de dignidade e compromisso as pessoas com deficiência (PCDs). No momento estão sendo construídas articulações de funcionamento do CER IV com o CER II e CER III, que são de gestão municipal e atuam com o atendimento de algumas deficiências. Além disso, a SES reitera que as unidades de saúde pública do Estado, sempre atuaram com comprometimento para garantir a promoção à saúde, acessibilidade e respeito às mais diversas formas de deficiência.
Fotos: Flávia Pacheco
O post Quem pode ter acesso ao CER IV? apareceu primeiro em Saúde.