Com o objetivo de fortalecer e reorientar as práticas de saúde nos serviços de Atenção Primária à Saúde (APS) do Estado de Sergipe em conjunto com os municípios, a Secretaria de Estado da Saúde (SES) realiza nos próximos dias, 23 e 24, o Seminário Estadual de Atenção Primária à Saúde.
O evento tem como público-alvo secretários municipais de saúde, referências técnicas, gerentes e profissionais das unidades básicas do Sistema Único de Saúde de Sergipe e na ocasião contará com o lançamento do Programa Estadual de Fortalecimento das Práticas de Atenção Primária à Saúde do PRO APS.
De acordo com o gerente de Ações Programáticas da SES, Afonso Abreu Mendes Júnior, o fortalecimento da APS é essencial, tendo em vista a centralidade da mesma na efetivação do direito à saúde da população “Mais do que nunca precisamos de uma APS no SUS forte, vigilante, adaptada ao contexto e fiel a seus princípios”, ressalta.
Para o diretor de Atenção Primária à Saúde do estado, João Paulo Brito, o seminário faz parte de uma importante estratégia de mobilização de atores locais para o fortalecimento das práticas na APS, onde a pauta será impulsionada com o lançamento do Programa PRO APS, que busca construir de forma coletiva e participativa estratégias para a saúde digital, a formação da força de trabalho e qualificação da gestão do cuidado na APS do estado de Sergipe.
As palestras terão como tema central os desafios e perspectivas da APS para fortalecimento do SUS e estão organizadas a partir dos três eixos do programa: Informação em saúde como ferramenta central de suporte aos processos de tomada de decisão; Estratégias para qualificação do cuidado em saúde e Educação Permanente. Além das palestras e momentos de interação com o público faz parte também da programação o ato de adesão dos municípios ao Programa
O post SES realiza Seminário Estadual de Atenção Primária à Saúde apareceu primeiro em Saúde.