Nesta sexta-feira, 24, a Comissão de Pele e o Núcleo de Educação Permanente (NEP), do Hospital de Urgências de Sergipe Governador João Alves Filho (Huse), em parceria com as empresas Cenut e Colorplast, realizaram uma ação educativa e de capacitação para enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem da unidade e que atuam no Hospital da Polícia Militar (HPM), sobre a utilização dos novos kits para ostomias. Na ocasião, os profissionais foram orientados através de aulas teórica e prática, com o objetivo de melhorar a qualidade da assistência dos pacientes com ostomias.
“Esse curso é muito importante e vamos atingir um grande número de profissionais com a finalidade de que eles estejam capacitados nessa tecnologia de novos kits que são ofertados pelo hospital como o kit fístula, pós-operatório que dá a possibilidade do paciente ser acompanhado com o kit aderido, além dos kits simples que a gente já oferece. Na prática serão cinco estações, cada uma direcionada para um tipo de material que a gente vai aprender em qual situação será usado”, explicou a enfermeira da Comissão de Pele do Huse, Mônica Rabelo.
Além das ostomias intestinais, foram realizadas práticas e orientações de cuidados também com as ostomias urinárias, respiratórias e a GTT que é a gastrostomia. Por ser um hospital referência e de grande porte, o Huse conta com pacientes com traumas extensos e a tecnologia veio agregar para os profissionais conseguissem melhorar o paciente mais rápido e desospitalizá-lo mais rápido também.
A enfermeira e assessora técnica do grupo Cenut, Maíra Alves Costa, destaca a importância do Huse investir em capacitação e qualificar os profissionais com um treinamento dessa relevância. “A gente tem uma parceria de anos com a instituição, onde nossos produtos passam por uma licitação e estamos com produtos novos que foram padronizados recentemente, então a gente está oferecendo esse treinamento para que todo mundo tenha um tratamento individualizado do paciente, uma visão holística e o produto seja ofertado da melhor maneira com o recorte correto da placa, o melhor dispositivo para o paciente, para que ele saia da instituição orientado”, enfatizou.
Ainda de acordo com ela, a quantidade de pacientes com ostomia vem aumentando e eles têm muitas dúvidas. “Hoje estamos fazendo na instituição para que o paciente saia do hospital orientado, com seu dispositivo correto, feito uma avaliação de qualidade no seu abdômen, do seu estoma e que todos os profissionais façam um cuidado uniformizado, da maneira correta. Eu acho uma iniciativa fantástica porque como a gente sempre fala, cada paciente é um, cada abdômen é um, cada pele é uma, então essa aquisição de novos kits para novos formatos de abdômen e essas novas tecnologias com certeza vai ajudar muito na qualidade da pele do paciente, rotina, segurança e discrição do paciente”, disse a assessora técnica do grupo Cenut.
A enfermeira da UTI II do Huse, Denise Silva Alves, participou da capacitação e parabenizou pelos conhecimentos levados aos profissionais no cuidado com o paciente. “É importante esse tipo de encontro porque a gente se aprimora no conhecimento, a gente vai conseguir prestar uma assistência melhor para os nossos pacientes. Lá na UTI, a gente cuida de muitos pacientes com esse tipo de lesão e são curativos novos, com novas tecnologias e que a gente realmente vê o resultado nas lesões”, finalizou.
O post Comissão de Pele realiza capacitação sobre ostomias para profissionais de enfermagem do Huse e HPM apareceu primeiro em Saúde.