Saúde discute com os municípios rede de prevenção ao HIV com maior acesso às profilaxias PEP e PREP

Secretaria de Estado da Saúde (SES), por meio da Diretoria de Vigilância em Saúde, segue alinhando com os municípios a organização da rede de prevenção combinada ao HIV e, nesta sexta-feira, 22, reuniu no auditório do Centro Administrativo os gestores e técnicos de Vigilância Epidemiológica de 10 municípios, sendo que sete deles são sedes das Regiões de Saúde, para dar continuidade à qualificação dos profissionais.

O diretor de Vigilância em Saúde, Marco Aurélio Góes, informou que a prevenção combinada é focada em duas estratégias que são a PEP (Profilaxia Pós-Exposição), que ocorre quando a pessoa se expôs ao vírus e precisa com urgência ir a um serviço de saúde para ser atendido, e a PREP (Profilaxia Pré-Exposição), que atualmente é ofertada apenas no Hospital Universitário de Aracaju.

Organizar a rede de PEP e a implantação descentralizada da PREP são metas previstas para estarem concluídas até dezembro deste ano. “Estamos trabalhando com os 10 municípios estratégicos para que identifiquem em seus territórios os locais onde os medicamentos poderão ser distribuídos para que a gente consiga, a partir de dezembro, ter uma prescrição mais universal, ou seja, se o médico do SUS, da Atenção Primária principalmente, identificou que seu paciente corre riscos à infecção por HIV, que ele possa prescrever e que essa pessoa terá um local onde dispensar o medicamento”, explicou.

Destacou que a PEP já é disponibilizada nas UPAS e Hospitais Regionais e, como se trata de um atendimento de urgência, precisa estar em locais de atendimento 24 horas por dia. “Por isso, estamos ajustando e melhorando a interlocução dos locais que fazem a dispensação do medicamento com seus municípios”, reforçou.

O gerente do Programa IST/Aids da SES, Almir Santana, informou que a proposta da organização da rede visa tornar a PEP e a PREP mais acessível ao cidadão. “Antes, o foco da prevenção era a camisinha, mas hoje, em todo o mundo, já se trabalha a prevenção com o uso de medicamento antirretroviral e, ao organizarmos essa rede queremos ampliar a oferta das novas tecnologias e dar mais escolhas ao cidadão”, disse.

Foto: Andressa Andrade

O post Saúde discute com os municípios rede de prevenção ao HIV com maior acesso às profilaxias PEP e PREP apareceu primeiro em Saúde.