Assistência preventiva da odontologia minimiza impactos do tratamento ao paciente oncológico do Huse

oncológicos que são tratados no Ambulatório de Odontologia do Centro de Oncologia do Hospital de Urgências de Sergipe Governador João Alves Filho (Huse) e que este ano (de janeiro a setembro), registrou quase 4 mil pacientes em suas estatísticas, entre 1.642 atendimentos, 1.124 consultas e 1.210 procedimentos. Isto porque, os cuidados preventivos com esses pacientes precisam ser redobrados, devido aos sintomas da doença e do tratamento de quimioterapia e radioterapia ao qual são submetidos.

Por conta disso, a Referência Técnica da Odontologia da Oncologia do Huse, Elaci Cardoso, aproveita o Dia do Dentista para homenagear o profissional que cuida da saúde oral, transformando sorrisos, devolvendo a autoestima e melhorando a qualidade de vida e saúde dos pacientes. Além de atuar de forma preventiva, através de um acompanhamento e orientação de higiene oral, eliminando focos de infecção que podem interferir no tratamento proposto ao paciente.

Ressalto a importância da Odontologia na equipe multiprofissional, principalmente em pacientes hospitalizados, oncológicos e naqueles comprometidos sistematicamente. Na Oncologia do Huse, temos contribuído de forma importante durante o tratamento oncológico, com o preparo da boca antes do início da quimioterapia e radioterapia, bem como durante o tratamento com as consultas periódicas quando podemos tratar das complicações e doenças oportunistas, além de dar assistência aos pacientes internados que desenvolvem a mucosite durante a radioterapia ou quimioterapia”, explicou Elaci Cardoso.

Ela ressalta também que o dentista não trata apenas dos dentes. “Vale frisar a importância de cuidar também dos pacientes desdentados, pois os mesmos necessitam de visitas periódicas ao consultório odontológico. O cuidado com a boca é muito importante para manter a saúde, por isso valorize e consulte periodicamente o seu dentista”, declarou a Referência Técnica da Oncologia do Huse.

O Ambulatório de Odontologia da Oncologia do Huse realiza também, restaurações, exodontias, profilaxias, raspagens, aplicação tópica de flúor, laserterapia, biópsia e procedimentos básicos em apoio aos oncologistas. Para prevenir o câncer de boca, hábitos saudáveis são fundamentais como, por exemplo, deixar de fumar, cuidar da saúde da boca, frequentar periodicamente o dentista. Os principais sinais que devem ser observados são: lesões na cavidade oral ou nos lábios que não cicatrizam por mais de 15 dias, manchas e placas vermelhas ou esbranquiçadas na língua, gengivas, céu da boca, bochecha, nódulos (caroços) no pescoço e rouquidão persistente.

Cícero Bezerra dos Santos, 55 anos, é paciente do Ambulatório de Odontologia da Oncologia do Huse. Ele vai iniciar o tratamento de radioterapia, depois de descobrir um tumor no pescoço e ser diagnosticado com um câncer. Há oito meses entre consultas e procedimentos, ele destaca os benefícios do tratamento. “Eu precisei perder todos os meus dentes para perceber a importância de cuidar bem da saúde da boca. Agora só escovo a língua para não acumular bactérias e eu seguir com o tratamento sem nenhum prejuízo. Aqui estou sendo muito bem tratado e a dentista tem muito cuidado com a gente. Só tenho que agradecer”, finalizou.

O post Assistência preventiva da odontologia minimiza impactos do tratamento ao paciente oncológico do Huse apareceu primeiro em Saúde.