Na parte externa da maternidade Maternidade Nossa Senhora de Lourdes foram plantados dois pés de Ipê Roxo em homenagem ao mês de grande importância para a unidade de saúde. Os ipês foram escolhidos para representar o mês da prematuridade. A Secretária de Estado da Saúde, Mércia Feitosa, participou da ação.
Dentro da unidade foi montada uma árvore com o tema “Cuidando das Sementes do Amanhã”, na entrada da Maternidade Nossa Senhora de Lourdes, pela equipe da Unidade de Terapia Intensiva Neonatal (UTIN). Objetivo foi fazer referência ao Novembro Roxo, mês dedicado à prematuridade e reconhecer a importância dos profissionais que desenvolvem o cuidado neonatal dentro da instituição, cuidando desses pequenos que vem ao mundo, antes de completar 37 semanas de idade gestacional.
A árvore, firmada na entrada da unidade, possui nomes dos bebês que passaram pela instituição, no formato de pezinhos, lembrando de cada profissional que integra a equipe no cuidado. A gerente da UTIN, enfermeira Monique Daniela dos Santos Lima, informou que a árvore na MNSL sensibilizou os profissionais que estão envolvidos com o cuidado desses bebês e este ano pensamos em homenagear suas famílias que passaram pela instituição.
“Esse momento é especial, alguns pezinhos estão sem nomes, por vários motivos, outros em branco para que as mães internas possam registrar o nome do filho. Esse é um momento que voltamos o olhar para a família. É como se fosse um símbolo, da criança que passou pelo setor e foi cuidada por todos’’, disse Monique.
‘’O tronco dessa arvore esse ano mostra todos os setores da maternidade que estão representados, desde a recepção que acolhe aquele pai aos profissionais da higienização que preparam o ambiente. Os da lavanderia, do cartório, onde aquele bebê recebe um nome, além de assistência direta e indireta. Todos são cuidados com segurança e responsabilidade social. Esse é o nosso papel e precisamos mostrar a sociedade para que, de certa maneira, sejamos incluídos também como profissionais que demandam esses serviços com qualidade”, ressaltou a gerente da UTIN.
“Fiquei bastante emocionada em colocar na árvore o nome da minha filha que está na UTIN, foi uma ideia bem criativa. Meu bebê tem um lugarzinho no meio da árvore e está sendo bem cuidado por essa equipe multiprofissional da maternidade”, disse a parturiente Giselma de Jesus Reis, mãe de Luana Vitoria que nasceu no dia 01 de novembro.
Foto: Flávia Pacheco / Ewertton Nunes
O post Ipê roxo é plantado na Maternidade Nossa Senhora de Lourdes no mês da prematuridade apareceu primeiro em Saúde.