A Maternidade Nossa Senhora de Lourdes foi selecionada para participar do Estudo de Prevalência de HTLV e outras Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), como sífilis, Hepatite B e C , HIV e HTLV. Este estudo é desenvolvido pela Hospital Moinhos de Vento de Porto Alegre/RS em parceira com o Ministério da Saúde, através do Programa de Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (PROADI/SUS).
Nos dias 30 e 31/03 o Núcleo de Educação Permanente da MNSL recebeu a equipe do Hospital Moinhos de Ventos para realizar treinamento com os membros envolvidos na coleta de dados coleta de dados do referido projeto de pesquisa.
O treinamento foi dividido em etapas como: esclarecimento sobre o projeto, como coletar amostra de sangue e dúvidas sobre questionário da entrevista. O público alvo para o estudo são puérperas de 16 a 49 anos de idade e que desejam participar da pesquisa.
Segundo a bióloga Taiana Haag, essa pesquisa tem como objetivo observar os fatores associados às ISTs como Hepatite B, C, Sífilis, HIV e vírus HTLV. Participaram também do evento, ex-residentes da MNSL. “Essa projeto é nacional e ocorre em todo Brasil em 224 maternidades e a Nossa Senhora de Lourdes foi selecionada”, explica a bióloga.
Ela disse que o projeto já acontece em várias maternidades do Brasil há dois anos e inicia na MNSL a partir do próximo dia 4. Os participantes do treinamento já estão prontos para iniciar a coleta de dados e amostras.
A enfermeira do NEP, Dígena Dias, informou que a pesquisa conta com as pacientes e a coleta de dados secundários do prontuário e do cartão das gestantes. “Haverá também a coleta de sangue e todo preparo que será executado e enviado para o Rio Grande do Sul”, disse Dígena.
A enfermeira obstétrica Amanda Camila, foi residente na MNSL e recebeu o convite para participar do projeto e desenvolver a pesquisa do Ministério da Saúde. “É uma pesquisa de cunho importante, em nível nacional e pretende avaliar a prevalência de infecções sexualmente transmissíveis nas maternidades. É um estudo que vai contribuir para Sergipe, já que o Estado foi o segundo com maior índice de sífilis congênita no Brasil, no último boletim que tivemos em 2020/ 2021. Outro ponto importante é buscar conhecimento sobre HPLV, que também é uma infecção sexualmente transmissível, porém não é um exame obrigatório durante o pré natal e não se sabe qual é a prevalência desse vírus, visto que não apresenta sintomas. É um vírus silencioso mas que pode levar a alguns tipos de câncer. Vamos buscar saber sobre a prevalência desse vírus, em específico, para depois fazer um panorama em todo Brasil”, concluiu Amanda.
O post Profissionais da Maternidade Nossa Senhora de Lourdes participam de treinamento sobre ISTs em parceria com hospital de Porto Alegre apareceu primeiro em Saúde.