Enfermeiro obstetra leva segurança às gestantes e bebês na Maternidade Nossa Senhora de Lourdes

A Maternidade Nossa Senhora de Lourdes possui um dos mais complexos centros obstétricos de Sergipe. 12 de abril é o Dia Nacional do Enfermeiro Obstetra, profissional responsável pelos cuidados com a mulher no seu ciclo reprodutivo e também ao recém-nascido, prestando assistência à gestação e parto normal. Nesse sentido, a enfermeira obstetra, Larissa de Menezes Primo, fala sobre o papel fundamental desse profissional na implementação de cuidados no ciclo gravídico e puerperal.
Ela explica primeiro que o enfermeiro obstetra na MNSL tem a missão de acolher a mulher e seus familiares ou acompanhantes, avaliar todas as condições de saúde do binômio, subsidiar o atendimento à mulher no parto e puerpério, promover o modelo de assistência centrado na mulher, ofertar métodos não farmacológicos para alívio da dor, acompanhar a evolução do trabalho de parto e prestar assistência ao parto normal de evolução fisiológica.
“O enfermeiro obstetra ajuda a conduzir o parto, avaliando a dilatação do bebê na bacia, ausculta dos batimentos fetais, contração uterina, orienta gestantes e acompanhantes em relação as posições confortáveis para o alívio da dor”, disse Larissa.
Larissa observou ainda, que o enfermeiro obstetra trabalha realizando pré-natal conforme protocolos de saúde, identificando risco gestacional, orientando gestantes e suas famílias em relação a gestação, parto e pós-parto, prestando assistência e orientando mãe e bebê no pós-parto. Ela lembrou que a utilização da escuta é a melhor ajuda. “Conseguimos agregar à assistência a importância da presença do acompanhante para que seja mais um aliado na segurança que devemos passar para a gestante, procurando sempre medidas de conforto para que a gestante se sinta mais segura possível”, observou a enfermeira obstetra.

Especialistas

Segundo o Ministério da Saúde, os enfermeiros obstetras são profissionais capacitados para prestar a melhor assistência ao parto humanizado normal, para identificar as intercorrências e, se necessário, providenciar ajuda médica, realizar sutura perineal com anestésico local, realiza hoje prescrição da assistência de enfermagem e de enfermagem obstétrica.

O post Enfermeiro obstetra leva segurança às gestantes e bebês na Maternidade Nossa Senhora de Lourdes apareceu primeiro em Saúde.