Samu 192 Sergipe comemora o mês da enfermagem levando experiências do serviço para estudantes e profissionais da saúde

O palco do Teatro Tobias Barreto está pequeno, neste dia 17 de maio, para a expressão do orgulho que o Samu 192 Sergipe sente em relação aos profissionais da enfermagem e serviços prestados à sociedade Sergipana. 

Esse sentimento se materializou no 1º Colóquio Núcleo Saúde realizado pela Cooperativa de Trabalho em Saúde e Qualidade (Núcleo Saúde) com o apoio do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192, Sergipe). Um dia inteiro de atividades comemorativas ao mês da enfermagem, que começou com a apresentação musical da técnica em enfermagem e cantora, Tamires Cardoso, animando a plateia composta por estudantes de nível médio, graduação e profissionais da saúde.  

A parte formativa incluiu as palestras “Uma história na Enfermagem e Eventos Adversos”, conduzida pelo enfermeiro Dênisson Pereira; a palestra “Enfermagem, a voz que lidera” com o enfermeiro Luan Araújo e a  enfermeira/Superintendente do Samu 192 Sergipe, Érika Alencar, conjuntamente com a enfermeira Aline Corrêa fizeram a Discussão de Casos Clínicos. “Hoje apresentamos um vídeo e discutimos com a plateia um caso real do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência de Sergipe. O Samu é um dos serviços que vai acolher esses profissionais da enfermagem que chegam ao mercado, então, todas as oportunidades que pudermos de criar espaços para treinar e contribuir com a formação é muito importante. Nós sabemos que mais à frente são eles e elas que vão exercer suas atividades nesses serviços, inclusive, no Samu 192 Sergipe que é um dos mais ansiados pelos profissionais dessa área”, expressa a Superintendente. 

A enfermeira Deise Rosângela Santos Marques, vice-presidente da Cooperativa de Trabalho em Saúde e Qualidade (Núcleo Saúde), explica que neste mês existem duas datas significativas para a saúde, o dia 12 de maio (Dia da Enfermagem e o Dia do Enfermeiro) e 20 de maio (Dia Nacional do Técnico e do Auxiliar de Enfermagem), por isso, o colóquio foi criado como um momento importante de celebrar e valorizar os profissionais do estado. “Em meio a pandemia nós profissionais da enfermagem nos destacamos e pudemos mostrar para a sociedade o nosso ofício, o valor que damos à vida humana. Esse é um momento de valorização do desempenho profissional, por isso, nossa programação envolve estudos de caso e debates sobre atendimento pré-hospitalar, é importante mostrarmos para a sociedade o papel que a gente exerce em todas as etapas do atendimento”, destaca.   

Para Paula Larissa, estudante do quarto período de Enfermagem no Centro de Estudos da Fundação São Lucas, o evento chega como uma possibilidade de ter contato com as práticas de atendimento nas vésperas de iniciar um estágio. “Eu já estou na reta final do curso, falta apenas o estágio. Estou amando porque aqui eu posso visualizar, a partir da realidade de vários profissionais, o que aprendemos em sala, um pouco do que vamos experimentar na vida. Para mim, a área da enfermagem é um espetáculo e está, cada vez mais, se ampliando com o Samu e outras unidades de saúde”, expõe com empolgação.  

As mesmas percepções são reforçadas pelo colega de curso Lair Firmino, o estudante também está no último período, porém, já sente a prática a partir do estágio em curso. “Eu escolhi a enfermagem porque é uma área que sempre quis trabalhar, a sociedade precisa desses profissionais, é uma base importante. Esse evento é uma oportunidade de estarmos integrados, fortalecendo laços e aprendendo juntos para um serviço melhor. Hoje estamos aprendendo sobre urgência e emergência, isso vai nos ajudar a servir melhor à sociedade um dia”, complementa o futuro profissional da enfermagem. 

O jovem compartilhou, ainda, o perfil de enfermeiro que pretende se tornar. “Eu desejo ser um profissional que faz um bom trabalho e ajuda as pessoas que necessitam. As pessoas precisam, não somente do serviço, precisam também de atenção de forma integral. Agora que estou fazendo estágio, vejo o quanto as pessoas precisam também de acolhimento e escuta. Diante disso, eu quero ser esse profissional e atender essas necessidades que não são somente físicas, são também mentais, psicológicas”, ressalta Lair. 

O 1º colóquio Núcleo Saúde que começou às 7h30min segue durante todo o dia e culminará no turno da noite com os shows dos artistas sergipanos Osnir e Amorosa, além  da presença da cantora Elba Ramalho. 

Foto: Valter Sobrinho

O post Samu 192 Sergipe comemora o mês da enfermagem levando experiências do serviço para estudantes e profissionais da saúde apareceu primeiro em Saúde.