Saúde abre oficialmente as ações do Setembro Verde com iluminação simbólica no Museu da Gente Sergipana

A Secretaria de Estado da Saúde (SES) , através da Central de Transplantes de Sergipe, realizará na próxima quarta-feira, 31, a abertura oficial do “Setembro Verde 2022”, às 18h00min, no Museu da Gente Sergipana. O evento que visa chamar a atenção para a importância da doação de órgãos e tecidos será aberto à toda sociedade sergipana. 

Na ocasião, a iluminação na cor verde será acesa na parte interna do Museu e também nos principais prédios da saúde, como forma simbólica de lembrar as pessoas que deixem avisado aos familiares a intenção de doar os órgãos para ajudar a salvar outras vidas. “A cor verde é o símbolo da esperança, quem está na fila de espera nunca pensou estar numa situação dessa, mas a necessidade pode chegar para qualquer um , então, esse sentimento que a gente quer despertar nas pessoas. Quando a gente morre, o nosso corpo vai perecer e os nossos órgãos vão estar perdidos e nós podemos ressignificar esse momento de dor, transformando-o em momentos de solidariedade e esperança através de corpos que já não tem mais vida. Por isso, falar do desejo de doar os entes é fundamental, afinal, na legislação brasileira são os parentes até segundo grau que autorizam a doação”, destaca Benito Fernandez, coordenador da Central de Transplantes de Sergipe. 

Segundo dados da Central de Transplantes de Sergipe, a partir do último levantamento de junho de 2022, são 310 pessoas na fila para transplante de córnea e no primeiro semestre deste ano foram efetivadas 8 doações, sendo 5 delas de doadores de múltiplos órgãos. “Queremos fazer transplantes no estado e só conseguiremos se tivermos doadores, infelizmente, não fabricamos órgãos. O estado está evoluindo, temos transplantes agendados no Hospital Universitário, são os primeiros transplantes renais e também estamos em processo de autorização para que o Hospital Cirurgia possa realizar transplantes de fígado e rim”, ressalta o coordenador.

Além do lançamento, o mês de setembro será permeado por outras ações de estímulo à doação “Teremos momentos muito emblemáticos durante todo o mês, tais como o ‘Encontro em agradecimento aos doadores de órgão e tecidos’, a ser realizado no dia 17 de setembro no  Centro de Arte e Cultura J. Inácio Hora, às 08h30min. O momento será destinado aos familiares dos doadores e às equipes envolvidas no processo de doação e no dia 27 de setembro, será realizado o evento ‘Continuidade da vida’ no Teatro Atheneu, às 19h30min. Essa última atividade do Setembro Verde também é aberta e gratuita e acontecerá com dois momentos, o primeiro deles é uma discussão sobre a perda de um familiar (luto) e como a doação ressignifica tudo, pois, acaba gerando um impacto positivo gerado no receptor. família e amigos. O segundo momento será uma apresentação teatral baseada nos materiais paradidáticos ‘Quel e a máquina’  e ‘Quel e Thires’”, explica Benito.

O post Saúde abre oficialmente as ações do Setembro Verde com iluminação simbólica no Museu da Gente Sergipana apareceu primeiro em Saúde.