Sergipe encerra a Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite na próxima sexta-feira

A Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite está na reta final, o prazo dado aos estados pelo Ministério da Saúde (MS) acaba na próxima sexta-feira, 30. De acordo com dados disponibilizados pelo MS , o estado de Sergipe está com 67,34% da população infantil vacinada, ou seja, até agora 90 mil crianças com idade de um ano a menor de anos receberam as duas gotinhas que protegem contra a doença.

“Nós temos uma população de 133.760 crianças e apenas 90 mil foram vacinadas, isso significa que  precisamos correr um pouco para ampliar esses números até o fechamento da campanha. A situação no nordeste também é similar, apenas 60% das crianças foram vacinadas e no país o percentual é de 52%. Na sexta-feira teremos um relatório com novos números, esperamos ter avançado”, expressa a coordenadora do Programa Estadual de Imunização, Sândala Teles.  

A coordenadora afirmou que apenas 18 municípios sergipanos atingiram a meta ideal de 95% ou mais de suas populações: Telha, Nossa Senhora Glória, Santa Rosa de Lima, Canhoba, General Maynard, Santo Amaro das Brotas, Itabaianinha, São Miguel do Aleixo, Riachuelo, Pirambu, Cumbe, Amparo do São Francisco, Areia Branca, Muribeca, Itabi, Nossa Senhora de Lourdes, Malhador e Santana do São Francisco. “Para ficarmos livres da poliomielite os municípios precisam fazer o dever de casa e atingir, pelo menos, essa meta proposta de 95%”, ressalta Sândala.

A responsável pelo diálogo com os municípios explicou, ainda, que o ato de vacinar é de responsabilidade dos municípios e ressaltou que a SES tem feito o possível para auxiliar os gestores durante toda a campanha. “Cada gestor é responsável em vacinar os seus munícipes e o papel do estado é capacitar, orientar e distribuir os imunobiológicos para que a campanha se concretize da melhor maneira. A SES tem entrado em contato constantemente com os municípios com baixa cobertura nesta reta final da campanha, solicitando maior empenho, orientamos que tentem fazer a busca dos não-vacinados, avancem para a zona rural vacinar a criança que está lá, trabalhar junto ao agente comunitário de saúde, pois, ele percorre o território e sabe onde estão as crianças. É importante verificar o cartão de vacinação e, caso essa criança não tenha sido vacinada, fazer o encaminhamento para a unidade de saúde. Os dados que temos são repassados para que possam visualizar a situação atual de cada um deles”, explanou

O ciclo de vacinação da poliomielite para crianças menores de um ano consiste em três doses, a primeira com dois meses, outra aos quatro meses e a terceira aos seis meses. Há uma dose de reforço que deve ser tomada aos 15 meses e os demais reforços devem acontecer nas campanhas de vacinação como forma de garantir a segurança de que o poliovírus afete a nossa população infantil. “Por isso, a importância da homogeneidade em todos os municípios, todos com a meta estabelecida de 95% alcançada. Além da campanha contra a Poliomielite, o estado está com a campanha de multivacinação em curso, essa consiste na atualização de algumas vacinas de rotina. A SES afirma que a orientação aos gestores municipais tem sido a mesma: a busca ativa das crianças não-vacinadas para conseguirmos completar os esquema vacinal delas”, finaliza Sândala Teles.

Foto: Flávia Pacheco

O post Sergipe encerra a Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite na próxima sexta-feira apareceu primeiro em Saúde.