O Núcleo de Tecnologia da Informação da Secretaria de Estado da Saúde (SES) realiza no próximo dia 19, o Workshop Segurança da informação e sua nova realidade, no auditório do Centro Administrativo da Saúde. O evento é voltado para os profissionais de tecnologia da informação e engenharia clínica da casa, mas também aberto para o público externo nestas categorias, visando a troca de experiências entre equipes públicas e privadas.
A capacitação será ministrada pelo engenheiro eletricista Serafim Ivo de Faria, renomado profissional, com vários cases de sucesso em redes de telecomunicação de dados voltadas para a engenharia clínica, segundo afirmou o gerente do Núcleo de Tecnologia da Informação da SES, Douglas Santos. O objetivo do evento é o de iniciar as discussões sobre a construção de redes de informáticas seguras voltadas para a engenharia clínica.
Ele explicou que esse é o primeiro passo para a concretização da ideia futura de montar uma rede de telecomunicações de informática segura, que permita o monitoramento da saúde dos aparelhos de engenharia clínica, como tomógrafo, acelerador linear, ECGs, monitores, de raio X digital, de ultrassonografia, entre tantos outros, bem como potencializar a telemedicina com a disponibilização do telelaudo, emitido por um médico de qualquer lugar do planeta, a partir da análise da coleta a ele enviada através de uma plataforma de internet.
“Neste momento, o objetivo principal da Gerência de Tecnologia da Informação é o de construir um sistema de monitorar da saúde dos nossos equipamentos clínicos e disponibilizar o telelaudo. Mas, para isso, antes precisamos ter uma rede segura e que ofereça a disponibilidade da qual iremos precisar num futuro breve. A ideia é atingir um patamar de excelência”, declarou Douglas Santos.
O post Workshop vai discutir segurança de redes de informática da Saúde apareceu primeiro em Saúde.