A rede Estadual de Saúde funciona como uma engrenagem composta por diferentes peças importantes e uma delas é o médico, um dos atores responsáveis pela efetiva promoção à saúde da população, incentivo a uma vida saudável e prevenção, diagnóstico e tratamento de doenças.
Nas unidade hospitalares geridas pela Secretaria de Estado da Saúde (SES) presentes em todo território sergipano, são quase 30 especialidades diferentes, dentre as elas estão: médico clínico geral, cardiologista, ginecologista, obstetra, ultrassonografista, cirurgião, mastologista, neurologista, neuropediatra, fisiatra, otorrinolaringologista, psiquiatra, epidemiologista, neonatologista, especialista em saúde pública, hematologista, infectologista, gastroenterologista, emergencista, oftalmologista, radiologista, intensivista, pediatra, dentre outros.
Dentre as mais de 35 unidades que estão sob responsabilidade da SES, algumas apresentam o maior número de profissionais médicos prestando serviço pelo Sistema Único de Saúde (SUS), tais como o Hospital de Urgência de Sergipe Governador João Alves Filho (Huse), que tem o maior número de médicos em exercício, são cerca de 867 atuando na rotina de atendimentos do maior hospital público do estado. No Hospital Regional de Estância são, aproximadamente, 130 médicos em atuação, no já no Hospital Regional de Itabaiana são 167 profissionais médicos, no Samu 192 Sergipe são 142 e no Hospital da Criança atende uma média de 130 médicos.
A Secretaria de Estado da Saúde apresenta este levantamento para deixar registrado o orgulho que sente em contar com uma gama de profissionais capacitados, empenhados em impactar significativamente a vida das pessoas que precisam de uma assistência especializada. E neste dia 18, em que se comemora o dia do médico, agradece a cada um por emprestar seus saberes e atuarem com dedicação neste ofício essencial para a sociedade sergipana.
Fotos: Flávia Pacheco
O post Rede Estadual de Sergipe conta com mais de 2 mil médicos atuando em todo o território sergipano apareceu primeiro em Saúde.