Maternidade Nossa Senhora de Lourdes se vale da nutrição clínica para melhorar saúde das pacientes

Uma equipe especializada cuida das gestantes e bebês na recuperação nutricional

Uma equipe de 22 nutricionistas cuida diariamente da alimentação das gestantes, puérperas e bebês da Maternidade Nossa Senhora de Lourdes (MNSL), unidade da Secretaria de Estado da Saúde (SES). Os profissionais cobrem todas as áreas, do Pronto-socorro à Unidade de Tratamento Intensivo Neonatal (Utin), passando pelas alas Rosa, Azul e Verde. O objetivo é garantir alimentação nutritiva e balanceada a todos os usuários, garantindo-lhes o bom desenvolvimento em todos os sentidos, como o cognitivo e em relação ao ganho de peso, no caso dos bebês.

A base do trabalho dos profissionais é a nutrição clínica, vital na maternidade que é referência em alta complexidade e em partos de alto risco. A missão é a de garantir a recuperação nutricional dos usuários, principalmente, dos bebês prematuros, segundo informou a nutricionista da Utin, Andrea Porto Lima.

A profissional salienta, também, que o acompanhamento das crianças é diário, quando se observa volume e tipos de fórmulas por elas utilizadas. Também cabe aos nutricionistas fazerem a distribuição e controle do leite materno que chega do Banco de Leite Humano Marly Sarney.

“Acompanhamos a tolerância dos bebês às fórmulas que utilizam, quanto tempo eles ficam ingerindo cada tipo do composto, como estão evoluindo e o ganho de peso. Visamos à melhoria integral para que essa criança fique bem nutrida até a alta hospitalar”, enfatizou.

Segundo ela, a nutrição clínica ganha relevância em uma maternidade de alta complexidade porque é preciso garantir aos usuários os nutrientes adequados, particularmente quando a maioria dos internados na Utin é de bebês prematuros, que têm uma necessidade diferenciada, haja vista que em geral eles têm baixo peso e alguns podem ter outras patologias associadas.

O peso do bebê prematuro extremo pode ser de apenas 500 gramas. De acordo com a profissional, os nutricionistas atuam de forma integrada às equipes médica e de enfermagem, essa última é responsável pela administração correta da alimentação, quanto a horário e volume. “Os nutricionistas fazem o controle do que os bebês estão precisando, considerando a prescrição médica”.

Diariamente, as mães recebem visitas de nutricionistas que estão sempre atentos às restrições alimentares. “Olhamos os exames das pacientes para adequar o cardápio à sua condição. Verificamos se existe alguma patologia que seja relacionada à nutrição, e discutimos com os médicos possíveis necessidades de mudança, pois as pacientes podem apresentar efeitos como náuseas, vômitos e azia e, a partir daí, adequamos o cardápio. Também incentivamos o aleitamento materno”, finalizou.

Foto: Flávia Pacheco

O post Maternidade Nossa Senhora de Lourdes se vale da nutrição clínica para melhorar saúde das pacientes apareceu primeiro em Saúde.