A Campanha alerta a população sobre a importância da detecção do Lúpus, Fibromialgia e Alzheimer em estágio inicial, para uma melhor qualidade de vida dos pacientes
A Secretaria de Estado da Saúde (SES), por meio do Núcleo de Atenção ao Servidor (NAS), realizou, nesta sexta-feira, 24, uma roda de conversa para discutir dúvidas dos servidores a respeito do lúpus, fibromialgia e Alzheimer, doenças que são abordadas durante a Campanha Fevereiro Roxo.
A reumatologista e emergencista do Samu 192 Sergipe Blenda Hiliria de Sousa, que conduziu o encontro, ressaltou a importância de se discutir essas doenças. “O lúpus e a fibromialgia são doenças crônicas. O lúpus tem uma característica autoimune, enquanto que a fibromialgia tem um aspecto crônico que envolve muito a parte emocional. Por isso, a necessidade de tirar as dúvidas, principalmente envolvendo o reconhecimento dos sintomas que não é fácil, pois o paciente muitas vezes faz uma peregrinação para conseguir o diagnóstico e o tratamento”, explicou a médica.
A discussão serviu para esclarecer as dúvidas dos servidores a respeito da descoberta do diagnóstico, reconhecimento dos sintomas, tratamento e a necessidade de se procurar o profissional adequado, no caso, o reumatologista, para o diagnóstico precoce, a fim de inibir sequelas provenientes das doenças.
Para a servidora Sheila Maria Teixeira, a conversa é fundamental para a conscientização da doença. “A roda de conversa é necessária, pois ela conscientiza a gente e o quanto precisamos trabalhar o lado emocional, além do esclarecimento de dúvidas e aceitação do diagnóstico. Conhecendo mais essas doenças, diminuímos os problemas físicos”, considerou.
O post Saúde promove roda de conversa para tirar dúvidas de servidores sobre o Fevereiro Roxo apareceu primeiro em Saúde.