Espaço dispõe de obras de diversas áreas da saúde, além de livros didáticos, monografias, teses, revistas e literatura
Aproximar o universo da leitura do ambiente hospitalar. Esse é o objetivo da Biblioteca do Hospital de Urgências de Sergipe Governador João Alves Filho (Huse), espaço que conta com mais de 2 mil livros para leitura e pesquisa acadêmica nas mais diversas áreas da saúde, além de livros didáticos, monografias, teses, revistas e literatura brasileira. Todo o arquivo está disponível para colaboradores, acompanhantes e pacientes que estão na unidade hospitalar.
Fundada em setembro de 1988, o espaço surgiu inicialmente com o intuito de fomentar a prática da leitura e das atividades de pesquisa entre acadêmicos e profissionais que atuavam no Huse. Posteriormente, o serviço foi estendido para pacientes e acompanhantes, a fim de possibilitar o estímulo à leitura e melhoria do tempo de ociosidade hospitalar. Assim explica a gerente do Núcleo de Educação Permanente do Huse (NEP), Anne Karoline Santos, que também atua como coordenadora do setor.
“À época, a biblioteca foi configurada para ser um importante espaço de aprimoramento e integração entre colaboradores, estagiários e residentes da casa, além de servir como ambiente de socialização, acesso à informação e produção acadêmica, científica e profissional das pesquisas e estudos sobre a saúde de Sergipe e da alta complexidade hospitalar. Mas, no decorrer dos anos, viu-se também a necessidade de incentivar a prática da leitura entre os pacientes, a fim de gerar uma sensação de bem-estar e conforto, amenizando a ansiedade dos usuários durante a sua passagem pela unidade”, destaca a gerente.
O espaço, localizado no primeiro andar do prédio administrativo do Huse, oferece serviços de consulta ao acervo, pesquisa bibliográfica, empréstimo de livros, além de ser comumente utilizado em reuniões entre professores e alunos que atuam na unidade hospitalar.
Uma das frequentadoras assíduas da biblioteca é a estudante de Enfermagem Mônica Ribeiro. Além de estagiar na unidade hospitalar, ela e um grupo de colegas do curso aproveitam o horário de intervalo para desenvolver atividades de ensino e pesquisas com as literaturas da área da saúde disponíveis no local.
“A biblioteca do Huse acaba sendo um espaço importante de estudo para quem trabalha aqui no hospital. A gente aproveita para aprimorar o conhecimento que adquirimos durante o curso, para que possamos prestar uma assistência mais eficiente e qualificada aos usuários da unidade”, ressalta a estudante.
Quem também tem marcado presença no local é a estudante de Nutrição Camilla Melo. Em uma de suas idas ao Huse em visita à irmã, que está hospitalizada na unidade, ela conheceu a biblioteca e ficou surpresa com a variedade de obras disponíveis para os pacientes e acompanhantes. Para ela, a oferta de livros acaba ajudando a tornar a passagem pelo hospital menos tediosa.
“Estar em um ambiente hospitalar não é nada fácil, seja para o próprio paciente ou para o acompanhante, que aguardam ansiosos pela melhora do quadro clínico. Quando o hospital oferece algo para distrair a nossa mente durante essa passagem, é muito bom. Digo isso com propriedade, porque a leitura tem ajudado a amenizar o estresse e ansiedade da minha irmã durante esse período de internação. Por isso, toda vez que venho visitá-la, já passo aqui na biblioteca e escolho um livro para ler para ela”, destaca Camilla Melo.
A gerente do NEP chama atenção para a importância de divulgar o serviço, como forma de atrair cada vez mais adeptos da leitura na unidade. “Sabemos que muitas pessoas ainda não têm conhecimento dessa biblioteca aqui no Huse. Para reverter esse quadro, colocamos dentro do nosso planejamento estratégico algumas ações que visam incentivar a prática da leitura com intuito de dar mais visibilidade a esse rico espaço, para que ele seja bem aproveitado por todos que passam por aqui”, evidencia Anne Karoline Santos.
Doação de livros
Anne Karoline ainda frisa a importância de manter o acervo atualizado para as pesquisas. Para isso, ela pede a contribuição da população para a doação de livros, que pode ser feita de segunda a sexta-feira, das 08h às 17h, no próprio local onde funciona o espaço.
“Essa biblioteca é um grande espaço para pesquisa dentro do hospital e, por isso, precisamos melhorar o nosso acervo com novas aquisições. Para isso, pedimos à população que nos ajude a enriquecer esse espaço com a doação de novos livros, de qualquer tipo de literatura, sejam romances, gibis ou outros. Isso vai contribuir para que possamos incentivar, cada vez mais, o hábito da leitura, e levar entretenimento ao paciente”, finaliza.
O post Biblioteca do Huse disponibiliza para leitura e pesquisa acadêmica mais de onze mil livros apareceu primeiro em Saúde.