Inaugurado há 37 anos, o hospital realiza mensalmente mais de seis mil atendimentos de urgência e emergência
O Hospital de Urgências de Sergipe Governador João Alves Filho (Huse), gerenciado pela Secretaria de Estado da Saúde (SES), celebra 37 anos de inauguração e se destaca como uma grande referência para a saúde pública estadual. Com mais de seis mil atendimentos de urgência e emergência realizados mensalmente, a unidade hospitalar garante aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) assistência de média e alta complexidade em diversas especialidades.
Ao longo dos anos, o maior hospital público de Sergipe vem se consolidando quanto à perspectiva de otimizar e ampliar os serviços ofertados aos pacientes de diversas localidades em todo todo o estado, assim como de municípios mais próximos da Bahia e Alagoas. Entre as áreas que compõem a assistência em saúde de média e alta complexidade no SUS estão os procedimentos traumato-ortopédicos, cirurgias ambulatoriais especializadas, assistência ao paciente oncológico, ao portador de doença renal crônica, ao portador de queimaduras, procedimentos de neurocirurgia, entre outras.
O superintendente do Huse, Bruno Moura, enfatiza a importância e o papel significativo da unidade na melhoria da qualidade de vida da população. “Sabemos que é um desafio diário quando falamos da grande complexidade do Hospital de Urgências. Entendemos mais ainda o valor que o Huse possui na saúde da população sergipana e cidades vizinhas. Por isso, a nossa intenção é aprimorar, cada vez mais, a atuação da unidade hospitalar, com novas perspectivas e melhorias que traduzam o nosso compromisso com a saúde de todos aqueles que buscam atendimento médico”, salientou.
Atualmente, o Huse disponibiliza atendimentos e serviços no Centro de Nefrologia Dr. Lucilo da Costa Pinto, no Centro de Oncologia Dr. Oswaldo Leite e na Unidade Pediátrica de Alta Complexidade Dr. José Machado Souza, além da assistência de urgência e emergência que funcionam 24 horas por dia. Também integram a unidade hospitalar o Centro de Referência para Imunobiológicos Especiais, Banco de Olhos de Sergipe e a Organização de Procura de Órgãos estadual.
O Hospital de Urgências de Sergipe foi inaugurado oficialmente em 7 de novembro de 1986, no entanto, passou a funcionar em 2 de fevereiro de 1987.
Investimentos
Durante o ano de 2023, o Governo do Estado destinou investimentos para o Hospital de Urgências de Sergipe com a perspectiva de ampliar o acesso à saúde, assim como assegurar a melhoria da qualidade de vida dos sergipanos. Os avanços já totalizam, ao longo do ano, mais de R$ 4 milhões em equipamentos e mobiliários.
A unidade hospitalar vem passando por uma grande revitalização na estrutura física que visa a ampliação da capacidade Huse, como é o caso dos Leitos de Retaguarda da Observação Clínica, antiga Ala Azul, considerada a porta de entrada do hospital. Além disso, já realizou outras obras estruturais e serviços de manutenção predial na Observação Cirúrgica do Pronto-Socorro, antiga Ala Verde Trauma, reestruturação, pintura e climatização nas três recepções da hospital e diversas enfermarias, reforma de sala cirúrgica, reestruturação da Unidade de Tratamento a Queimados (UTQ), entre outras melhorias. Recentemente, o Huse também recebeu novas mesas cirúrgicas e 50 monitores multiparâmetros, além de aparelhos e materiais para renovação do Parque Tecnológico.
As áreas externas do Huse também passaram por reformas estruturantes e serviço de pavimentação com o intuito de padronizar, ampliar e promover melhorias quanto à mobilidade e acessibilidade, organização e segurança da unidade hospitalar. No total, oito mil metros quadrados foram revitalizados com os serviços de terraplanagem e nivelamento do terreno, além de drenagem da rede de águas pluviais.
Assistência urológica
O Hospital de Urgências de Sergipe Governador João Alves Filho (Huse) possui um serviço de urgência, composto por nove médicos urologistas, com assistência 24 horas para atendimento e avaliação urológica. Ao passar por uma avaliação clínica, o paciente é encaminhado pela equipe da unidade hospitalar.
Assistência nefrológica
O Centro de Nefrologia do hospital, referência no estado, é responsável por tratamentos e avaliações renais. O serviço conta com 17 pontos de hemodiálise, sendo um para isolamento. A equipe é composta por 27 técnicos de enfermagem, cinco enfermeiros e 13 nefrologistas. Para a maioria dos pacientes do Huse que apresentam falência renal, é indicada a Terapia Renal Substitutiva (TRS) por meio da hemodiálise. O hospital também conta com a Diálise Peritoneal (DP) – outro método dialítico – que é indicado para pacientes que necessitam da TRS, mas não toleram a hemodiálise. A DP poderá ser continuada em casa com o treinamento da família e orientação médica.
Assistência oncológica
A Unidade de Alta Complexidade em Oncologia (Unacon), denominada Centro de Oncologia Dr. Oswaldo Leite, do Huse, é referência em todo o estado para o tratamento e acompanhamento de pacientes acometidos pelo câncer. Mensalmente, são realizadas mais de duas mil consultas ambulatoriais. Os pacientes que chegam com o diagnóstico são atendidos em diversas especialidades médicas, oncologistas e radioterapeutas, além de equipe multidisciplinar especializada. Os usuários passam por consultas, exames e tratamento radioterápico, quimioterápico e cirurgias.
Unidade pediátrica
A Unidade Pediátrica de Alta Complexidade Dr. José Machado Souza do Huse tem atuado na garantia de uma melhor assistência à saúde das crianças que necessitam de um acompanhamento especializado durante o período de internação. A unidade hospitalar é a única do estado em atendimento terciário em pediatria para usuários do Sistema Único de Saúde (SUS).
A equipe atende, mensalmente, cerca de 300 pacientes pediátricos com assistência especializada em tratamento de pacientes críticos. Com um padrão de terapia intensiva e suporte de equipamentos de alta tecnologia, a Ala de Pediatria possui assistência multidisciplinar especializada em tratamento de pacientes gravemente enfermos, bem como nas mais diversas especialidades médicas.
Fotos: Ascom SES
O post Huse garante assistência especializada aos usuários do SUS apareceu primeiro em Saúde.