Finalidade é instrumentalizar profissionais de saúde a participarem do processo de doação e transplantes com maior expertise
Com o objetivo de instrumentalizar profissionais de saúde a participarem do processo de doação e transplantes com maior expertise, melhorando a oferta de órgãos e tecidos em Sergipe e otimizando as oportunidades das doações, a Secretaria de Estado da Saúde (SES) promoveu na manhã desta sexta-feira, 1º, o encontro das Comissões Intra-Hospitalares de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplante de Sergipe (CIHDOTT).
De acordo com o coordenador da Central de Transplantes em Sergipe, Benito Fernandez, os profissionais da comissão hospitalar de doação de órgãos e tecidos são responsáveis por organizar, dentro da instituição hospitalar em que trabalham, todo o processo e toda a logística da doação. Segundo ele, é necessário que a comissão exerça o papel dentro do hospital, pois é onde vai ocorrer a procura dos potenciais doadores. “Os CIHDOOT é que vão entrevistar a família, realizar o diagnóstico e organizar a captação dentro do hospital. Esse treinamento oferece a esses profissionais as informações para que consigamos reduzir a negativa familiar”, disse o coordenador.
Segundo a coordenadora da Organização à Procura de Órgãos do Estado (OPO), Darcyana Bastos, a doação de órgãos e tecidos, além de um gesto de amor, é o maior ato de benevolência humana. “Os transplantes salvam e melhoram a qualidade de vida de milhares de pessoas que aguardam na lista de espera. Hoje, quase 60 mil brasileiros aguardam por essa nova chance de vida. A doação permite que a vida continue”, pontuou a coordenadora.
Quem participou do encontro viu a possibilidade de novos conhecimentos e mais conscientização sobre a importância da doação de órgãos. A enfermeira e responsável pela comissão CIHDOOT do Hospital Cirurgia, Emmeline Bastos, que participou do treinamento, ressaltou que é importante que os profissionais que atuam de linha de frente na realização dos transplantes estejam inseridos em capacitações como essa. “No encontro, podemos saber das novas regras, de como abordar e fazer a manutenção dos pacientes, bem como sermos multiplicadores de informações, ou seja, compartilhar a importância e encontrar potenciais doadores”, explicou.
Fotos: Flávia Pacheco
O post SES promove encontro para representantes de comissões de doação de órgãos e tecidos para transplantes apareceu primeiro em Saúde.