Dentre as ações estão as simulações realísticas e panfletagem sobre a prevenção de acidentes domésticos com foco nas crianças
O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192 Sergipe), durante todos os dias de programação da Vila da Criança, na Orla da Atalaia, garante assistência aos visitantes e ações educativas, como simulações realísticas para crianças, jovens e adultos. As ações são coordenadas pelo Núcleo de Educação Permanente (NEP), durante os 20 dias do evento.
O objetivo da ação é mostrar e orientar sobre medidas de prevenção para a população. “Como se trata do público de pais e crianças, trouxemos exemplos de como desengasgar um bebê ou uma criança, além de ensinar as primeiras manobras para caso aconteça uma parada cardiorrespiratória. A adesão está sendo maravilhosa, todas as noites a procura está sendo grande aqui, tanto pelos pais como pelas crianças, que amam entrar na viatura e interagir com a gente, além de aprender esse tipo de procedimento”, frisou o gerente do Núcleo de Educação Permanentemente (NEP) do Samu 192 Sergipe, Kelson Rozário.
Quem visitar a Vila da Criança poderá assistir e participar de simulações realísticas, como a gestante de seis meses Karla Salles, que achou importante a ação do Samu 192 Sergipe. “É a minha primeira gestação e por isso quero ficar ciente de como proceder, tanto para a segurança de meu filho quanto para outra criança que esteja precisando. Achei interessante aprender sobre primeiros socorros, porque na hora do desespero tem que ter calma e ajudar. Essa noite foi muito gratificante pelo aprendizado. Vou levar para a vida”, comemorou Karla.
A esteticista Roseane Rodrigues, mãe Maria Clara e Samuel, aprovou a ação do Samu 192 Sergipe voltada para as crianças e para os pais. “Eu acho que todo mundo deveria saber sobre as manobras, tanto para o bebê quanto para as crianças. Minha filha, que é autista, aprendeu como fazer e isso me enche de satisfação”, disse Roseane.
Estudantes dos cursos de graduação em Medicina e Enfermagem da Universidade Tiradentes (Unit), dentro do projeto Inova, desempenharam atividades supervisionadas por docentes da universidade voltadas para a prospecção do público-alvo, no caso as crianças. Além disso, foi feita panfletagem sobre a prevenção de acidentes domésticos com foco no público infantil.
Assistência
O Samu 192 Sergipe também garante assistência aos visitantes da Vila da Criança. Ao todo, 40 profissionais estão envolvidos, bem como uma Unidade de Suporte Básico (USB) com um condutor e um técnico de enfermagem. Além disso, a Central de Regulação de Urgências (CRU) estará de prontidão e em canal prioritário para o atendimento em situações de urgência e emergência.
Fotos: Mário Sousa
O post Samu 192 Sergipe garante assistência e promove ações educativas na Vila da Criança apareceu primeiro em Saúde.