Hospital de Urgências de Sergipe incentiva cuidados e chama atenção para a detecção precoce do câncer de mama

Oncologia do Huse intensifica ações de conscientização e detecção precoce do câncer de mama durante o Outubro Rosa

Com foco na Campanha Outubro Rosa e nos cuidados voltados à saúde da mulher, o Hospital de Urgências de Sergipe Governador João Alves Filho (Huse), por meio da Unidade de Alta Complexidade em Oncologia (Unacon), tem intensificado as ações de conscientização e detecção precoce do câncer de mama. Durante todo o mês, colaboradoras da unidade hospitalar e familiares realizam, gratuitamente, exames de ultrassonografia de mama e axilas. No total, mais de 130 mulheres serão beneficiadas com a iniciativa.

De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (Inca), foram estimados 73.610 casos novos de câncer de mama em 2024 no Brasil. Em Sergipe, a previsão é de 570 casos novos. Excluindo os tumores de pele não melanoma, o câncer de mama é o mais incidente em mulheres de todas as regiões, além de ser a primeira causa de morte por câncer em mulheres no Brasil.

Para a coordenadora geral do Centro de Oncologia do Huse, Meire Jane Oliveira, o Outubro Rosa chama a atenção para a saúde da mulher e traz um olhar diferenciado para o autocuidado, prevenção e detecção precoce. “Esta é uma causa que abraçamos todos os anos. Vivenciamos a importância dos cuidados e da detecção precoce para todos os pacientes porque aumentam a chance de cura e a melhoria da qualidade de vida. No mês de outubro, intensificamos este cuidado com todas, desde as colaboradoras e familiares, assim como as pacientes e acompanhantes”, destacou. 

A colaboradora Michele Santos, de 38 anos, que atua no setor de Radioterapia, aproveitou a oportunidade e realizou o exame. “Esta iniciativa foi um grande incentivo para cuidar da minha saúde. É sempre importante fazer os exames de prevenção e como a gente trabalha no hospital, nos preocupamos tanto com a nossa saúde como também com a saúde dos pacientes. Então, é sempre bom procurar a prevenção e o diagnóstico precoce”, enfatizou.

Já Suelaine de Jesus, de 19 anos, ao fazer o autoexame, percebeu uma alteração na mama e resolveu buscar a realização do exame para investigação. “Senti um caroço no seio e, com essa oportunidade, resolvi verificar logo o que poderia ser para não causar outras complicações. Tenho cuidados constantes com a saúde e o Outubro Rosa também traz essa lembrança. Deu tudo certo no resultado e continuarei com os meus cuidados e acompanhamento a cada seis meses”, comentou. 

Além da disponibilização de ultrassonografias de mama e axilas, o Centro de Oncologia também tem realizado a entrega de um dos símbolos da campanha, o laço rosa, e palestras educativas com foco nas principais orientações para a prevenção do câncer na fase adulta, incluindo a prática da atividade física, a alimentação saudável e a realização de exames regulares.

Exames e acompanhamento

A detecção ainda na fase inicial do câncer traz impactos positivos no tratamento e aumentam as chances de cura do paciente. Entre os principais sinais e sintomas da doença estão os nódulos fixos e geralmente indolor nas mamas, alterações no mamilo, como retrações e pequenos nódulos nas axilas ou pescoço.

A médica Roberta Souza, que atua no Serviço de Ultrassonografia do Huse, destaca a importância da investigação diagnóstica e dos exames de acompanhamento, como é o caso da ultrassonografia mamária e das axilas. “A ultrassonografia é um exame que utilizamos tanto para o diagnóstico como também para complemento da mamografia. Um relevante recurso ao público mais jovem que não possui idade mínima para a realização da mamografia e que vem apresentando um crescimento na incidência de câncer de mama”, frisou.

“Além disso, a ultrassonografia auxilia no diagnóstico daqueles casos em que a mamografia traz alterações inconclusivas, esclarecendo melhor aquele achado inconclusivo e fornecendo o segmento para esta mulher. Com o exame, detalhamos melhor aquela alteração que foi vista na mamografia. Então, a partir dos 40 anos, a recomendação é a realização da mamografia e pacientes que ainda não atingiram esta idade, o recurso que a gente utiliza para diagnóstico, inicialmente, é a ultrassonografia”, explicou a médica.

Para as pacientes que já possuem o diagnóstico, a ultrassonografia também é bastante relevante. “Aqui no Centro de Oncologia, por exemplo, realizamos o acompanhamento daquele paciente que já está em tratamento, fazendo um controle evolutivo da lesão, avaliação de pós-operatório, entre outros casos. Além disso, há o acompanhamento contínuo para identificar uma possível recidiva e iniciar, novamente, o quanto antes esse tratamento. Como é um exame não invasivo, é um exame bastante solicitado e útil, conseguimos realizar e fornecer esses cuidados aos pacientes atendidos pela Unacom”, concluiu.   

Unacom do Huse

Na Unidade de Alta Complexidade em Oncologia (Unacon) do Hospital de Urgências de Sergipe, os pacientes que chegam com o diagnóstico são atendidos em diversas especialidades médicas, além de equipe multidisciplinar especializada. Os usuários passam por consultas, exames e tratamento radioterápico, quimioterápico e cirúrgico, de acordo com a assistência individualizada.

Fotos: Ascom SES

O post Hospital de Urgências de Sergipe incentiva cuidados e chama atenção para a detecção precoce do câncer de mama apareceu primeiro em Saúde.