Já estão em funcionamento a Maternidade Nossa Senhora de Lourdes e o Hospital da Criança. O objetivo é que toda a rede estadual esteja inserido o prontuário eletrônico
Com o objetivo de otimizar o fluxo dos atendimentos, o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES), iniciou a implantação de prontuário eletrônico nas unidades da rede estadual de saúde. A Maternidade Nossa Senhora de Lourdes (MNSL) e o Hospital da Criança (HC) já estão utilizando o sistema. O objetivo é que todas as unidades de saúde do estado passem a adotar a utilização do prontuário eletrônico.
“Trata-se de um sistema que vai eliminar boa parte da papelada, porque ele mantém todo o histórico do paciente, entre dados, atendimentos médicos e prescrições, armazenados em todas as unidades que tiverem esse sistema de prontuário. Com isso, melhora a eficiência, segurança e qualidade do atendimento, trazendo benefícios tanto para os pacientes como para os profissionais de saúde”, relatou o analista de processos do Núcleo de Tecnologia da Informação (NTI) da SES, Márcio Melo.
O prontuário eletrônico é uma ferramenta crucial no ambiente hospitalar por vários motivos como acessibilidade e agilidade; segurança e precisão dos dados, reduzindo a chance de erros causados pela ilegibilidade de prontuários em papel, além de facilitar o registro detalhado e padronizado de informações, evitando omissões e garantindo a precisão dos dados; integração de sistemas, pois permite a integração entre diferentes departamentos do hospital, como enfermagem, laboratório e farmácia, assegurando que todas as informações estejam atualizadas e disponíveis em tempo real; redução de custos e otimização de recursos.
De acordo com a superintendente do Hospital da Criança, Catharina Costa, o investimento em tecnologia é um grande passo para a modernização da unidade hospitalar visando sempre melhorar a qualidade do atendimento. “O sistema centraliza e organiza todas as informações dos pacientes, facilitando o acesso pelos profissionais de saúde, o que reduz erros, otimiza o tempo de diagnóstico e tratamento e melhora a tomada de decisões clínicas. Além disso, promove a segurança dos dados e a integração entre setores, garantindo maior eficiência administrativa e financeira, além de adequação às regulamentações. Essa inovação também favorece a experiência do paciente, proporcionando um cuidado mais ágil e personalizado”, destacou Catharina.
Para a superintendente da MNSL, Lourivânia Prado, a mudança é essencial para garantir a integração entre departamentos. “O paciente, em qualquer unidade que chegar, poderá ter seu histórico, tornando o atendimento mais célere. Ele também otimiza recursos ao eliminar a necessidade de armazenamento físico e assegura a segurança das informações dos pacientes através de criptografia e controle de acesso”, concluiu.
Fotos: Flávia Pacheco e Mário Sousa
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