Programa ‘Anjos Azuis’ é uma parceria do hospital com a Guarda Municipal que leva diversão para as crianças
Os personagens Alice e Caramelo, embalados por músicas infantis, passearam pelos corredores e setor de internamento do Hospital da Criança Dr. José Machado de Souza (HC) nesta quarta-feira, 30. O programa é uma iniciativa da Guarda Municipal de Aracaju (GMA), que por meio do projeto ‘Cantarolanjos’, levou muita diversão às crianças presentes na unidade hospitalar.
Os integrantes atuam em instituições públicas particulares durante todo o ano auxiliando na formação cidadã de crianças através do teatro de fantoches, musicalização e jogos educativos. Em hospitais, especialmente voltados às crianças, a musicalização e o uso de fantoches são o destaque do grupo voluntário.
“Os Anjos Azuis atuam desde 2013, mas o projeto ‘Cantarolanjos’ teve início no começo deste ano. Firmamos essa parceria com o Hospital da Criança e ficamos muito felizes em trazer momentos de leveza e alegria, tanto para crianças quanto para familiares, em um momento difícil”, ressaltou a coordenadora do programa ‘Anjos Azuis’, Aracelly Matos.
Auxílio no tratamento
A fisioterapeuta do Hospital da Criança, Ana Cristina, ressaltou que a música, a brincadeira e a dança estimulam o movimento dos pacientes que tendem a ficar mais parados devido ao tratamento. Isso auxilia inclusive nos exercícios propostos pela fisioterapia hospitalar. “Esse tipo de ação tira o foco da criança da dor. A gente aproveita isso para facilitar a nossa abordagem e colaboração deles”, completou.
Leidjane Santos Andrade é mãe de Nicolas, de 8 anos, e ficou encantada com a ação. “É muito bom ter esse momento de diversão no momento em que as crianças estão mais debilitadas, trazendo carinho e aconchego. Esse carinho, o brincar e o olhar humanizado fazem toda a diferença e deixam meu filho mais confortável”, elogiou.
Fotos: Ascom SES
O post Hospital da Criança promove ações lúdicas e acolhimento a pacientes na unidade apareceu primeiro em Saúde.