Nos últimos cinco anos, a unidade registrou 128.310 doações e até outubro de 2024, 27.015 doações, desse total, 54%, equivalem a doações masculinas e 46% a doações femininas
O ato da doação voluntária de sangue mobiliza centenas de pessoas comprometidas com um gesto cuja finalidade é colaborar com o tratamento transfusional de pacientes. Para agradecer essas pessoas, o Centro de Hemoterapia de Sergipe (Hemose), unidade gerida pela Fundação de Saúde Parreiras Horta (FSPH) da Secretaria de Estado da Saúde (SES), realizou nesta segunda-feira, 25, uma recepção na área de acesso à coleta para celebrar o Dia Nacional do Doador de Sangue, com homenagens e apresentações.
“Neste dia tão especial, o Hemose não poderia deixar de homenagear e receber nossos doadores. É um dia de celebração, com uma programação rica que inclui peças teatrais e shows musicais. Aproveitamos essa data para agradecer aos doadores e também para incentivar aqueles que ainda não são doadores. Doar sangue é um ato de solidariedade e amor ao próximo”, disse a superintendente do Hemose, Fernanda Kelly Fraga.
A doadora Aline Alves, refletiu sobre o impacto de doar sangue. “Tenho 37 anos e sou doadora de sangue desde os 18, totalizando 19 anos de doação. Nos últimos cinco anos, faço doação de plaquetas, que é um procedimento um pouco mais demorado, mas muito gratificante. Em uma única doação, consigo fornecer o equivalente a oito bolsas de sangue normais. Embora o processo seja semelhante, a satisfação de saber quantas vidas pude ajudar ou até salvar é indescritível. É uma experiência que vale muito a pena”, contou.
O Hemocentro de Sergipe conta com um cadastro de 168.119 voluntários que já doaram sangue pelo menos uma vez. Nos últimos cinco anos, a unidade registrou 128.310 doações e até outubro de 2024, 27.015 doações, desse total, 54%, equivalem a doações masculinas e 46% a doações femininas. Já em relação à faixa etária por doação, os jovens de 16 e 17 anos correspondem a (10%) do público doador; de 18 a 28 anos (39%), 30 a 50 anos (40%) e 55 a 68 anos (11%).
“Sou doadora há oito anos e há quatro anos coordeno o Grupo Doadores por Amor, do município de Malhador, composto atualmente por 93 doadores. Convido a todas as pessoas saudáveis a serem doadoras, é algo tão simples pra quem faz, mas significante para quem precisa”, convidou a doadora Maria Tereza.
Estoques
As doações de sangue efetuadas no hemocentro de Sergipe apresentam períodos de oscilação que variam de 70 a 120 doações ao dia. Atualmente os estoques estão em níveis equilibrados, neste momento, com 330 unidades de concentrados de Hemácias, porém esse dado pode alterar de forma imediata no caso de ocorrer aumento de cirurgias de grande porte (cardíacas, ortopédicas e oncológicas), como também acidentes com vítimas de trânsito.
Critérios
Para ser um doador de sangue é preciso estar saudável, ter entre 16 e 69 anos de idade, pesar acima de 50 kg e comparecer ao serviço bem alimentado portando um documento oficial, original com foto, válido em todo território nacional. Mais informações através dos telefones: (79) 3225-8039 e 3225-8019.
Fotos: Flávia Pecheco
O post Hemose comemora Dia Nacional do Doador Voluntário de Sangue com homenagens apareceu primeiro em Saúde.