Secretaria da Saúde apoia e ressalta a importância da campanha Novembro Negro 

Ação está alinhada ao mês da Consciência Negra, ressaltando a importância de incluir as vozes e necessidades da população negra, especialmente aquelas em situação de vulnerabilidade 

A campanha do Novembro Negro visa promover a reflexão sobre a luta e a resistência da população negra contra o racismo, a discriminação e as desigualdades sociais e diante disso, a Secretaria de Estado da Saúde (SES) reforça a necessidade de um olhar qualificado para o cuidado com a saúde da população negra, que é a maioria no país. Em Sergipe, o Governo do Estado aprovou e sancionou em 21 de Fevereiro de 2024 a Lei Nº 9.412 que institui o Estatuto da Igualdade Racial do estado de Sergipe, como importante instrumento de combate às desigualdades raciais e ao racismo.  

Pensando na garantia dos direitos universais e direitos da saúde da pessoa negra, vários passos estão sendo dados no Brasil e em Sergipe para a implantação da Política Nacional de Saúde Integral à População Negra, no combate ao racismo, é o que explicou a referência técnica das Políticas de Promoção da Equidade em Saúde da SES, Karla Melo.  

“As políticas de saúde para a população negra devem considerar as especificidades das pessoas negras, que possui maior prevalência de doenças como hipertensão, diabetes, anemia falciforme, IST/HIV, tuberculose, hanseníase, câncer de colo uterino e de mama, transtornos mentais, alto índice de mortalidade materna e infantil. Pensando nisso, na SES, estamos desenvolvendo ações que atinjam esse público para que a saúde chegue para todos”, ressaltou. 

Ação Novembro Negro 

Com intuito de promover a saúde para a população em situação de rua, a Secretaria de Estado da Saúde (SES), promoveu, na quinta-feira, 28, no bairro industrial, uma ação com diversas ações como emissão de carteiras de identidade, roda de conversa  sobre tabagismo e outros vícios. Além de aferição de pressão arterial e encaminhamentos para o Consultório na Rua, que contou com uma equipe para oferecer suporte e realizar testes rápidos de HIV, hepatite B e hepatite C.

Fotos: Flávia Pacheco

O post Secretaria da Saúde apoia e ressalta a importância da campanha Novembro Negro  apareceu primeiro em Saúde.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *