O colegiado, que acontece a cada quatro meses, é um espaço de discussão coletiva e construtiva e debateu os fluxos vigentes na Rede Materna
A Secretaria de Estado da Saúde (SES), por meio da Diretoria de Atenção Especializada em Saúde (Daes), realizou, nesta quarta-feira, 12, o 1º Colegiado voltado à Rede de Atenção Materno e Infantil de 2025. O encontro acontece a cada quatro meses e reuniu gestores e profissionais de saúde dos pontos de atenção à saúde que compõem a Rede.
Além de fomentar a discussão para melhorias na assistência, o colegiado abordou a importância da notificação segura para casos de anomalias congênitas, bem como a capacitação da equipe quanto ao preenchimento. Também foi apresentada a campanha ‘Escolhas Conscientes’ voltada para o planejamento reprodutivo.
De acordo com a referência técnica da rede materna, Kelly Bianca Batalha, o Colegiado tem o intuito de divulgar os fluxos vigentes aos novos gestores e a divulgação da campanha do Comitê de Mortalidade Materna e Infantil. “A campanha tem o foco no planejamento reprodutivo para que possamos pensar em estratégias eficientes para a redução da mortalidade materna e infantil, garantindo que a mulher no ciclo gravídico puerperal tenha acesso a nossa Rede de Atenção”, destaca.
Conscientização
A campanha ‘Escolhas Conscientes’ faz parte do projeto ‘Saúde e Planejamento Reprodutivo’ que tem o objetivo de levar informação para mulheres a partir dos 16 anos de idade. “A Secretaria da Saúde criou três vídeos para que a ação de planejamento reprodutivo não seja somente sobre os métodos, mas, sim, de educação. A intenção é que os vídeos sejam veiculados inicialmente para os profissionais da saúde e depois para a população, em especial para mulheres”, destaca a palestrante Priscila Batista.
A superintendente da Maternidade Nossa Senhora de Lourdes (MNSL), Lourivânia Prado, participou do encontro e ressaltou a importância da discussão. “O colegiado vem para fortalecer nossa Rede junto aos municípios, para que o trabalho seja em equipe, na garantia de uma assistência qualificada. Nesse espaço, ampliamos o conhecimento para construir um cuidado assistencial e definir o fluxo das pacientes”, pontua.
Fotos: Valter Sobrinho
O post Secretaria de Estado da Saúde discute o fortalecimento da assistência na rede de atenção materno e infantil apareceu primeiro em Saúde.