Somente em 2024 foram realizadas mais de 8.200 procedimentos cirúrgicos na unidade
O Centro Cirúrgico do Hospital de Urgências de Sergipe Governador João Alves Filho (Huse) passa por revitalização na estrutura física e reestruturação do espaço, que conta com nove salas cirúrgicas e Sala de Recuperação Pós-Anestésica (SRPA). Com a adequação do local, haverá a ampliação de leitos na SRPA, novos banheiros individualizados para os pacientes, além de estrutura farmacêutica e sala de bem-estar para equipe multiprofissional.
As melhorias visam otimizar a assistência à saúde e modernizar os espaços, garantindo um cuidado ainda maior, mais conforto aos pacientes e celeridade nos atendimentos. “Temos avançado bastante em um projeto de melhorias contínuas na unidade hospitalar. O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES), vem investindo de forma bastante significativa em toda a assistência, na infraestrutura e aquisição de equipamentos e mobiliários”, destacou o superintendente do Huse, Roberto Gurgel.
No Centro Cirúrgico são realizados procedimentos cirúrgicos voltados a diversas especialidades como Neurocirurgia, Ortopedia, Cirurgia oncológica, Cirurgia Vascular, entre outros. Somente no ano passado foram realizados mais de 8.200 procedimentos cirúrgicos na unidade hospitalar, um aumento de 8% em relação a 2023.
Etapas
Segundo a coordenadora do Centro Cirúrgico, Camila Sales, o processo de revitalização foi dividido por etapas, buscando minimizar o impacto nos procedimentos cirúrgicos e atendimentos. “Atualmente, duas salas já foram reformadas e a programação contempla a reforma de duas salas a cada 40 dias. Todo o processo deve durar aproximadamente 10 meses”, salientou.
Após a reforma, a expectativa também é de reestruturação do parque tecnológico da unidade, contemplando com novos focos cirúrgicos e uma melhor iluminação das salas, assegurando uma melhor ambiência e maior segurança cirúrgica
Outras melhorias
Além do Centro Cirúrgico, outros setores também passam por reestruturação, como o Serviço de Apoio Diagnóstico Terapêutico (SADT), as enfermarias, serviços de manutenção predial e adequação de banheiros em toda a unidade hospitalar. Na Unidade de Alta Complexidade em Oncologia do Huse também foram reformados leitos de repouso e observação, assim como ampliação de consultório e reforma da quimioterapia infantil.
Fotos: Mário Sousa
O post Centro Cirúrgico do Huse passa por revitalização e ampliará capacidade de atendimento apareceu primeiro em Saúde.