Com as novas diretrizes da NR1, que é a base para todas as normas regulamentadoras, as empresas terão que gerenciar os riscos psicossociais de forma mais explícita
A Secretaria de Estado da Saúde (SES), por meio da Fundação Estadual de Saúde (Funesa) e do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest), promoveu, na última quinta-feira, 3, uma webpalestra sobre a “Gestão de Riscos Psicossociais no PGR e Atualização da Norma Regulamentadora – NR1”. A iniciativa teve como objetivo orientar profissionais da área sobre as mudanças na norma regulamentadora e suas implicações no ambiente de trabalho.
De acordo com as novas diretrizes da NR1, que é a base para todas as normas regulamentadoras, as empresas terão que gerenciar os riscos psicossociais de forma mais explícita. A atualização, que entra em vigor em maio de 2025, exige a inclusão desses fatores dentro do Programa de Gerenciamento de Riscos (PGR) e do Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional (PCMSO). A medida reforça a importância da saúde mental no ambiente corporativo e traz novos desafios para gestores e profissionais da área.
Segundo o psicólogo e apoiador do Cerest, Helder Magno, a atualização da norma tem gerado grande movimentação no meio corporativo, mas vem para fortalecer a promoção de ambientes de trabalho mais saudáveis. “As empresas precisarão se adequar e, mais do que isso, adotar medidas concretas para garantir ambientes seguros e saudáveis para seus trabalhadores. O foco, agora, está nas relações interpessoais, na comunicação e no modelo de gestão, fatores que já eram discutidos, mas que passam a ter um peso ainda maior”, explica.
De acordo com o engenheiro de segurança do trabalho e engenheiro ocupacional, Douglas Ribeiro, a mudança exige que as empresas estruturem um gerenciamento de riscos mais abrangente. “A NR1 sempre foi a base para a gestão dos riscos no trabalho e, agora, inclui, obrigatoriamente, os fatores psicossociais. Isso significa que, a partir de 26 de maio de 2025, as empresas precisarão considerar esses aspectos dentro do PGR, criando estratégias para minimizar a exposição dos trabalhadores a condições que possam comprometer sua saúde mental”, ressalta.
Ainda segundo Douglas Ribeiro, a webpalestra foi direcionada a profissionais das áreas de saúde e segurança do trabalho, além de especialistas em psicologia, que desempenham papel essencial na formulação de metodologias para identificar riscos psicossociais. “A saúde mental é inegociável, e essa atualização da NR1 vem para reforçar essa prioridade. A webpalestra trouxe informações fundamentais para que os profissionais possam implementar as novas exigências de forma eficiente”, destaca.
Fotos: Nucom Funesa
O post Webpalestra orienta profissionais sobre nova diretriz da norma regulamentadora e gestão de riscos psicossociais apareceu primeiro em Saúde.