Ação alusiva ao Novembro Roxo leva cuidado especial para mães de bebês prematuros na MNSL

Dia de beleza e sessão de fotos produzidas por voluntárias fazem parte das atividades do mês da prematuridade na maternidade Nossa Senhora de Lourdes

A Maternidade Nossa Senhora de Lourdes (MNSL), referência estadual em partos de prematuros, celebra o Novembro Roxo, mês de conscientização e sensibilização da prematuridade, com diversas ações. Uma delas é um dia de beleza e sessão de fotos oferecido às mães de bebês prematuros internados na Unidade de Cuidados Intermediários Canguru (Ucinca), a Ala Verde da maternidade. A atividade contribuiu para melhorar a autoestima das mães internadas.

 Desde o ano passado, algumas voluntárias promovem um dia de beleza para as mães da Ala Verde (ou Ala Canguru). Segundo a coordenadora estadual do Método Canguru, a enfermeira Amanda Andrade, a Ucinca é o setor onde as mães ficam muito tempo hospitalizadas acompanhando os seus respectivos bebês prematuros. 

 “Por isso, buscamos sempre alternativas para reduzir o estresse, diminuir a ansiedade e elas ficam muito felizes. Hoje as voluntárias estão transformando a sala de convivência em um verdadeiro salão de beleza com produção dos cabelos e maquiagem, e ainda, uma sessão de fotos profissionais para que elas possam levar esta recordação para casa e possam publicar nas redes sociais”, explicou Amanda.

 A dona de casa, Alexsandra Silva Pereira, mãe de José Gabriel que nasceu prematuro de 34 semanas e com 1.200 g, disse que foi uma atividade muito boa e de cuidado pessoal. “Eu já tinha quatro filhos e nem sabia que estava grávida, só descobri com 30 semanas e nem fiz o pré-natal, quatro semanas depois tive meu bebê. Estou aqui desde 27 de outubro, então eu estava mesmo precisando desse cuidado”, contou.

 A profissional de Educação Física do município de Nossa Senhora do Socorro, Ana Karina Santos, sempre teve o sonho de ser mãe, assim que engravidou ficou muito feliz, mas descobriu ser hipertensa e teve o pequeno Luís Guilherme prematuro de 32 semanas. “Fiquei triste, porque me programei para ser mãe, e de repente passei mal e fui encaminhada às pressas para a maternidade, não deu tempo de me organizar como eu queria. Tive o meu bebê dia 3 de novembro, graças a Deus ele está bem e achei maravilhoso esse dia. Agradeço demais a essas meninas que doaram um pouco do dom delas para nos embelezar e fotografar e assim, melhorar a nossa autoestima”, enfatizou.

 As voluntárias da ação foram as cabeleireiras e maquiadoras Taciane Varjão e Ana Alice Melo, e a fotógrafa Débora Martins. “Esse já é o segundo ano que a gente participa dessa ação do Novembro Roxo. É muito gratificante poder um pouquinho do outro.  Acredito que para essas mães seja muito desafiador passar por esse primeiro momento com seus bebês prematuros”, comentou Taciane Varjão.

Fotos: Ascom SES

O post Ação alusiva ao Novembro Roxo leva cuidado especial para mães de bebês prematuros na MNSL apareceu primeiro em Saúde.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *