Um recomeço. É assim que o Referência Técnica em Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST/Aids), Almir Santana, define a participação no corredor da folia, no próximo sábado, a partir das 13 horas. Há mais de 20 anos, a a SES esta entre os foliões sergipanos com ações de caráter educativo, levando informações sobre as IST/Aids no espaço do Pré-Caju. Este ano, o mote é a prevenção combinada, com o slogan ‘Faça a sua escolha’.
“Nós iremos sair com um grupo pequeno, em torno de 50 pessoas, sem trio elétrico, exatamente como saíamos quando começamos. Mas, teremos o Camisildo puxando o bloco, que abre oficialmente o Pré-Caju. Iremos à frente da primeira agremiação”, disse Almir Santana, informando que o grupo irá distribuir preservativos e panfletos ao longo da avenida e conversar com as pessoas sobre as ISTs e a prevenção combinada.
Almir Santana está buscando fechar parcerias com donos de bares, restaurante e lanchonetes que funcionam 24 horas na Orla de Atalaia para instalação de pontos fixos de distribuição de preservativos. O objetivo é o de deixar camisinhas à mão do folião para estimular o seu uso. Visita ao Camarote Aju para distribuir material também está programada.
“Nosso foco no Pré-Caju é a prevenção combinada. Vamos conversar com o público e mostrar que após uma relação onde houve o rompimento da camisinha, a pessoa tem a opção de procurar um serviço de urgência para PEP, que é a Profilaxia Pós-Exposição. Ela tem no máximo até 72 horas, mas o ideal é nas primeiras duas horas, para procurar um serviço de urgência, que na capital são o Nestor Piva e o Fernando Franco, e no interior os hospitais regionais, para receber o atendimento especializado”, enfatizou.
O post Ação levará ao Pré-Caju informações sobre a prevenção combinada contra o HIV apareceu primeiro em Saúde.