No Centro de Atenção Integral à Saúde da Mulher (Caism), equipamento sob gestão da Secretaria de Estado da Saúde, todos os meses do ano tem a cor rosa, pois a unidade trabalha diariamente na prevenção, diagnóstico e condução do tratamento de mulheres com câncer de mama e de colo de útero. O principal exame realizado para detecção precoce é a mamografia. São realizados 40 exames/dia; 200 exames/semana; 800 exames/mês.
A Gerente Assistencial do Caism, Zaira Freitas, explica que apesar da rotina constante de promoção da saúde da mulher, algumas ações são intensificadas no Outubro Rosa. “O Caism é rosa o ano todo, essa é a nossa função. Durante o mês de outubro, intensificamos as nossas atividades promovendo a conscientização das mulheres sobre a importância do diagnóstico, prevenção e tratamento do câncer de mama, então, a gente sempre dobra a oferta de exames, mas para que não haja uma desorganização do serviço isso é feito através do complexo regulatório. As pessoas nas UBS conseguem visualizar um número superior ao que geralmente oferecemos, além disso, em parceria com alguns órgãos como o hospital de cirurgia, Legião Feminina de Educação de Combate ao Câncer, Lions Clube, Assembleia Legislativa, Fundação GBarbosa ofertamos um quantitativo de exames de mamografia. E, caso seja detectado algum exame alterado, há a inserção dessas pacientes nos serviços dos Caism com consulta com mastologista, complementação diagnóstica, ultrassonografia, biópsia e fazemos a condução para o tratamento nas unidades especializadas para tratamento oncológico no hospital de Cirurgia e João Alves”, disse..
Uma outra ação importante realizada pelo Caism, dentro do mês alusivo à prevenção do tipo de câncer que mais acomete mulheres no mundo, é o Ciclo de Palestras que aconteceu neste dia 19, no Centro Especializado em Reabilitação – José Leonel Ferreira Aquino (CER IV). O evento com o tema “Cuidar é um gesto de amor” é uma ação voltada para residentes de enfermagem e medicina, profissionais do Caism e da saúde em geral. “Esse ano estamos fazendo diferente, escolhemos trazer aqui para o auditório do CER IV, o Ciclo de Palestra e conversar com profissionais da saúde e estudantes. Nos anos anteriores realizamos esse momento formativo com usuárias do serviço, mas neste ano com parceria da Funesa, achamos importante expandir e contribuir no âmbito da formação em saúde”, explica a enfermeira e referência técnica da Assistência Ambulatorial da SES, Isabela Vilar.
Fotos: Valter Sobrinho
O post ”Caism é rosa o ano todo”: Centro de Atenção integral à Saúde da Mulher realiza mais de 800 exames mensais apareceu primeiro em Saúde.