Iniciativa busca fortalecer política de valorização e qualificação contínua dos trabalhadores do SUS
A Secretaria de Estado da Saúde (SES), por meio da Fundação Estadual de Saúde (Funesa) e da Escola de Saúde Pública de Sergipe (ESP-SE), iniciou nesta segunda-feira, 7, mais uma turma da Capacitação em Saúde no Trabalho para agentes comunitários de saúde e Agentes de Combates a Endemias do município de São Cristóvão. A formação tem como objetivo reforçar o cuidado com a saúde dos próprios profissionais, além de aprimorar o cuidado com a população.
A iniciativa busca fortalecer uma política de valorização e qualificação contínua dos trabalhadores do Sistema Único de Saúde (SUS), com foco na promoção do autocuidado e na melhoria das práticas em saúde coletiva. A capacitação promove momentos de atualização de saberes e troca de experiências entre os participantes, que atuam diretamente nas comunidades.
De acordo com o professor de Saúde Coletiva da Escola de Saúde Pública de Sergipe, Francisco Santana, nenhum trabalhador do SUS está completamente preparado para os desafios do cotidiano e, por isso, a sala de aula deve ser um espaço constante de readequação. “A ESP-SE e a Funesa existem justamente para fomentar essa atualização. Os profissionais precisam estar preparados não apenas para cuidar do outro, mas também para olhar para si e reconhecer suas próprias vulnerabilidades”, destacou.
O curso também orienta os profissionais a reconhecer sinais de esgotamento entre colegas e a identificar os próprios limites. A proposta é promover uma atuação mais humanizada, tanto com os usuários quanto dentro das equipes de saúde, fortalecendo o SUS a partir da base.
Agente de combate a endemias há 21 anos, Angélica Freitas celebrou a oportunidade de rever conteúdos e reencontrar colegas de profissão. “Está sendo muito bom participar. A gente compartilha experiências, aprende coisas novas e relembra outras que estavam esquecidas. O curso está abrindo minha mente e espero que venham mais oportunidades como essa”, afirmou.
Segundo o agente comunitário de Saúde, Daniekson dos Santos Oliveira, um dos mais novos profissionais da turma, o primeiro dia de formação foi marcado por aprendizado e troca. “É um momento muito especial, porque estamos recebendo conhecimentos que vão nos ajudar a melhorar o atendimento aos usuários. A capacitação tem abordado temas como empatia, amor ao próximo e autocuidado, que são fundamentais no nosso dia a dia”, pontuou.
Fotos: Nucom Funesa
O post Capacitação em Saúde do Trabalhador fortalece atuação de agentes comunitários de saúde e agentes de combate a endemias de São Cristóvão apareceu primeiro em Saúde.