Central de Regulação de Urgências garante que pacientes tenham acesso ágil às unidades de saúde

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192 Sergipe) é de fundamental importância para garantir a assistência pré-hospitalar e inter-hospitalar móvel qualificada aos usuários do Sistema Único de Saúde. Para regular estes pacientes, o Samu conta  com a Central de Regulação de Urgência (CRU), que é responsável por receber todas as demandas priorizando  os atendimentos por critérios clínicos de gravidade. 

“A Central de Regulação de Urgência é o coração do SAMU e o importante elo na Rede de Urgência do Estado. Nós atuamos promovendo atendimento inicial pré-hospitalar, seja  ele domiciliar, nas vias ou estradas, bem como atendimento inter-hospitalar, transferindo pacientes para leitos de internação ou realização de exames especializados das unidades da Rede Hospitalar de Saúde”, destaca a gerente da CRU Luciana Prudente.

O chamado se inicia através da ligação telefônica para 192,  atendida pelo Técnico Auxiliar de Regulação Médica (TARM), que coleta as primeiras informações como o nome  do usuário, localização, as  primeiras informações da condição  de saúde e ponto de referência que facilite a chegada da equipe de saúde. 

“A partir desses primeiros dados coletados é gerada uma ficha de ocorrência dentro do sistema  informatizado da CRU, sendo transferida para o médico reguladora. O atendimento se estende com orientações iniciais para assistência imediata, bem como maiores informações do quadro clínico e condições especiais dos pacientes são colhidas, permitindo ao médico regulador classificar o risco e a gravidade desta ocorrência, se leve, moderada ou alta. Considerando as necessidades de suporte e a oferta de serviços da Rede de Urgência, o MR irá decidir o melhor destino e vincular um suporte de remoção. Atualmente, dispomos de recursos de motolâncias, ambulâncias de suporte básico (USB),suporte intermediário (SIV), suporte avançado(USA) e, casos especiais, suporte aéreo”,  disse.

Cada plantão na Central de Regulação conta em média com  22 profissionais, divididos em TARMs, rádios operadores (RO), médicos reguladores(MR), enfermeiros da regulação e demais profissionais que compõem a supervisão. “Estamos preparados para as demandas corriqueiras como também para eventos pontuais como, por exemplo,  incêndios, acidentes com múltiplas vítimas, eventos sanitários como Epidemias e Pandemia, como ainda estamos vivenciando com a COVID-19”, salienta  Luciana Prudente.

“Durante a pandemia, os chamados para a CRU aumentaram bastante, praticamente  em torno de 30% a 40% e as transferências inter-hospitalares em torno de 220%. “Nossas equipes foram muito comprometidas e parceiras, o que permitiu uma resposta  rápida ao evento desta magnitude e gravidade”, disse a gerente.

Avanços recentes

Recentemente foram implantados mais dois serviços ao Samu: as remoções de suporte intermediário (SIV), com enfermeiros qualificados em suporte avançado e a TeleCardiologia, importante avanço na abordagem precoce da síndrome coronariana aguda.

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