Central de Transplante realiza ação de conscientização sobre a doação de órgãos em hospitais e centros de ensino

O mês de setembro é dedicado à conscientização da população sobre a importância de doar órgãos. O Setembro Verde traz uma extensa programação, promovida pela Secretaria da Estado da Saúde,  envolvendo profissionais de saúde e a sociedade neste ato de amor ao próximo.

O transplante é uma modalidade terapêutica e só ocorre se houver um doador, qualquer pessoa pode precisar de um transplante, do mesmo jeito que qualquer pessoa pode ser doador, como explica o coordenador da Central Estadual de Transplantes, Benito Fernandez. “O Setembro Verde foi escolhido pelo Ministério da Saúde para que ocorra uma mobilização sobra a importância dessa doação de órgãos. Temos várias atividades durante todo o mês e conscientizamos também as instituições intra hospitalares para as doações”, destacou.

Na quarta, 08, a equipe da Central de Transplante esteve na Faculdade Maurício de Nassau em um evento organizado pelos alunos de enfermagem para sensibilizar sobre a doação de órgãos. A equipe também fez uma panfletagem no Hospital São José para chamar a atenção de profissionais de saúde e usuários sobre a doação de órgãos.

De acordo com a Associação Brasileira de Transplantes de Órgãos, são mais de 46 mil pessoas na fila para transplante de órgãos, 25 mil pessoas aguardam um transplante de rim. Em Sergipe são 340 pessoas listadas para um transplante de córnea e aproximadamente 1.300 pessoas fazendo alguma modalidade de diálise. É preconizado que 40% ou 50% dos pacientes que fazem diálise, estejam inscritos para transplante renal, ou seja, cerca de 990 pessoas aguardando por um transplante no Estado, isso sem falar no transplante de fígado e coração.

Programação

Dia 15, haverá uma Jornada de Sensibilização para Doação de Órgãos a ser realizada no auditório do Huse, quando serão apresentados os serviços da Central, do OPO e BOSE sobre o Transplante em Sergipe e Manutenção do Potencial Doador, voltada para os profissionais de saúde.

Um stand da Central de Transplantes estará em funcionamento em hospitais e shopping da capital nos dias 08, 09, 17 e 22, com o objetivo de passar orientações, realizar panfletagem e trabalhar a sensibilização do público que poderá circular por estes locais. No dia 18, um culto ecumênico de agradecimento aos doadores de órgãos e tecidos será celebrado no Parque da Sementeira, às 8h30.

No dia 25 de setembro será realizado um passeio ciclístico na Orla de Atalaia, próximo ao Oceanário, com saída programada para às 7 horas. Na sequência da programação, acontece no dia 27 o lançamento em plataforma digital da 2ª Edição do Paradidático e, no dia seguinte, o encerramento das celebrações com o Curso para Determinação de Morte Encefálica, no Campus Farolândia da Unit, destinado a médicos Intensivistas.

O post Central de Transplante realiza ação de conscientização sobre a doação de órgãos em hospitais e centros de ensino apareceu primeiro em Saúde.