Durante o evento, uma roda de conversa, entre profissionais da saúde e convidados, debateu a questão da violência contra mulher
Com o objetivo de fomentar a conscientização sobre temáticas sociais relevantes, o Centro Especializado em Reabilitação José Leonel Ferreira Aquino – CER IV, equipamento da Secretaria de Estado da Saúde (SES), lançou o projeto ‘Direitos Humanos: outras questões de saúde’. O encontro reuniu usuários, acompanhantes, colaboradores e convidados no Auditório Cláudio José Brito do Centro.
A iniciativa, idealizada pelo Núcleo de Educação Permanente (NEP) do CER IV, faz parte do Plano de Ação de Educação Permanente e será desenvolvida durante todo o ano. “A Educação Permanente do Centro foca na Rede de Cuidados à Pessoa com Deficiência do Ministério da Saúde ao mesmo tempo que visa integrar as peculiaridades do serviço, envolvendo os atores que fazem parte do nosso espaço. A ideia da Educação Permanente é fazer com que as ações reverberem para a vida”, declara o Gerente do NEP do CER IV, Zak Moreira.
O assédio, o racismo, a intolerância religiosa e a transfobia serão algumas das questões que estarão em destaque durante o desenvolvimento do projeto. Todas as temáticas terão como base a inclusão, acessibilidade e equidade. O projeto ‘Direitos Humanos: outras questões de saúde’ será a base para a execução de outras iniciativas que serão realizadas na rotina do CER IV, proporcionando novos hábitos que gerem qualidade de vida e um ambiente ainda mais saudável para todos.
Roda de Conversa
Durante o lançamento, o Coletivo Teatro de Mala apresentou o espetáculo ‘Sou mulher, não sou uma invenção’, que trouxe uma encenação abordando a questão da violência doméstica e machismo. Logo após, profissionais da saúde e convidados participaram de uma roda de conversa com foco na violência contra mulher.
“Este é um espaço para partilharmos conhecimentos e também de grande aprendizado. A nossa ação traz grandes reflexões para que possamos transformar a realidade das pessoas”, frisa a coordenadora do CER IV, Diana Guerra.
Presente no evento, a referência técnica de Vigilância e Prevenção de Violências e Acidentes da SES, Karla Anacleto, destaca a relevância da temática e a importância da ampliação de espaços para a discussão da violência contra a mulher. “Todos os espaços, não apenas o CER IV, são de extrema importância para a discussão dessa problemática que aflige tanto a nossa sociedade. Acredito que o conhecimento é o meio pelo qual podemos vencer essas barreiras”, enfatiza.
Simone Santos, mãe de Kemilly Vitória, atendida pelo CER IV, aprovou a iniciativa. “Foi muito interessante porque muita gente sofre abuso psicológico, assim como outro tipo de violência, tem medo e não encontra uma forma de sair da situação. Foi a primeira vez que participei de uma palestra com essa temática e com esse tipo de abordagem. Achei muito interessante, trazendo uma importante reflexão”, salienta.
O evento contou com a presença de representantes das Secretarias de Estado da Saúde, da Assistência Social e Cidadania e de Políticas para as Mulheres.
Foto: Valter Sobrinho
O post Centro Especializado em Reabilitação José Leonel Ferreira Aquino lança projeto voltado aos Direitos Humanos apareceu primeiro em Saúde.