Vinculada à Funesa, a escola passará a funcionar em prédio cedido pelas secretarias de Educação e Administração, através de contemplação no Proredes Sergipe
O Governo do Estado, por meio da Fundação Estadual de Saúde (Funesa), irá instalar a Escola de Saúde Pública de Sergipe (ESP/SE) em uma nova estrutura física, por meio da cessão de um imóvel feita pela Secretaria de Estado da Educação e da Cultura (Seduc) e a Secretaria de Estado da Administração (Sead).
O prédio está localizado na antiga Escola Estadual 15 de Outubro, no bairro Getúlio Vargas, em Aracaju, e foi cedido à ESP/SE através da contemplação da Funesa no Programa de Fortalecimento das Redes de Inclusão Social e Atenção à Saúde – Proredes Sergipe.
A mudança ocorre devido à possibilidade de ampliação da atuação da Fundação, com a previsão de continuar a certificar cursos técnicos e capacitações de curta duração, além de viabilizar o credenciamento junto ao Conselho Estadual de Educação de Sergipe (CEE/SE) e ao Ministério da Educação (MEC), com a certificação de cursos técnicos, pós-técnicos, tecnológicos, graduação e pós-graduação (lato sensu e stricto sensu), mediante os pressupostos da Política de Educação Permanente em Saúde em articulação com a Rede de Atenção à Saúde – RAS”, segundo informa o art 3° da Lei Estadual n° 8.733, de 13/08/2020. Mais uma possibilidade de fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS) em Sergipe.
Diante da necessidade de ter um prédio próprio e amplo para abrigar o funcionamento da Escola de Saúde Pública de Sergipe e aumento da oferta destes cursos, a Funesa, junto à Seduc, fez uma busca de prédios próprios do governo, a fim de identificar um que acomodasse a estrutura da instituição.
A entidade financiadora do Proredes Sergipe é o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), que alocará recursos para o Estado investir na melhoria dos processos e qualificar a gestão do Sistema de Saúde em Sergipe, incluindo a realização da reforma e estruturação da ESP/SE.
Sobre a ESP/SE
Desde sua criação, em 2008, a Funesa foi vocacionada para atuar na formação, atualização, pesquisa, capacitação, aperfeiçoamento e treinamento, prioritariamente dos trabalhadores vinculados ao Sistema Único de Saúde (SUS) do Estado de Sergipe.
Sua estrutura formal/legal foi atualizada nos termos da Lei n° 8.733, de 13 de agosto de 2020, que instituiu a Escola de Saúde Pública de Sergipe (ESP/SE), no âmbito da Funesa.
A ESP/SE é formada pelas coordenações de Educação Permanente; Educação Profissional; Pós-Graduação e Residência; Tecnologias Aplicadas à Educação em Saúde; além da Educação a Distância (EAD) e Biblioteca.
O post Cessão de imóvel do Governo do Estado permitirá reestruturação da Escola de Saúde Pública de Sergipe apareceu primeiro em Saúde.