A Secretaria de Estado da Saúde (SES), por meio da Diretoria de Atenção Primária à Saúde (DAPS), desenvolve durante o mês de novembro, uma série de atividades de formação e promoção do cuidado integral à saúde do homem para todo o território sergipano.
“O cuidado à saúde do homem deve ser contínuo na Atenção Primária à Saúde e o mês de novembro é somente um lembrete disso. Então, desde a oficina “Pai parceiro” que aconteceu em junho, a SES vem desenvolvendo formações com as equipes de atenção primária nos municípios. Esse mês começaremos com ações informativas, educativas e encerramento com o grande Seminário Estadual Saúde do Homem”, explica Jaqueline Medeiros, referência técnica do Programa de Saúde do Homem, da gerência Ciclos de Vida da DAPS.
Segundo a responsável técnica da SES, a primeira ação que acontecerá na programação do Novembro Azul é apresentação da orquestra do Corpo de Bombeiros Militar de Sergipe vestidos com a cor tema do mês. “Será uma iniciativa para chamar a atenção dos homens de dentro e fora do centro administrativo, pois, iremos impulsionar através das nossas redes e junto à imprensa. Além disso, temos uma programação de Cine-debates com a temática ‘Pais Parceiros – paternidade participativa”, passaremos documentários que o Ministério da Saúde orienta utilizar durante a campanha’. Há ainda uma ação que realizaremos no restaurante comunitário Pedro Paulo, o estabelecimento reúne cerca de 1800 pessoas ao dia, em sua maioria homens, então, na ocasião falaremos sobre Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), saúde urológica e sexual, queremos levar a carreta da saúde para a realização de testes rápidos”, destaca Jaqueline.
Seminário Estadual de Saúde do Homem
O evento acontecerá no dia 22 de novembro, das 08h às 17h, no auditório da Faculdade Pio Décimo, com capacidade para 200 participantes. A programação é destinada para gestores municipais de saúde e coordenações municipais da Atenção Primária à Saúde e contempla uma série de temáticas que qualificam os serviços na Rede Estadual.
“Será um momento integrativo para associar a saúde do homem à saúde do idoso, por isso, falaremos dos ciclos de vida. Na ocasião apresentaremos o perfil epidemiológico de saúde do homem no estado de Sergipe, assim como, exporemos a estratégia ‘Cartão Caminhoneiro’ que visa acompanhar caminhoneiros que estão de passagem por Sergipe, para isso, foram criados pontos de apoio. Esse homem que está de passagem terá um cartão exclusivo, pois, precisamos ter um olhar para essa população masculina que transita em nosso estado, por isso, as nossas equipes estão sendo preparadas para receber esse homem. A participação do homem durante o pré-natal é outra questão que será debatida no seminário, a partir de uma estratégia intitulada ‘Pai Parceiro’. Além disso, serão discutidas abordagens sobre a saúde do homem na prática do médico de família, o envelhecimento saudável e a saúde urológica e sexual”, ressalta a referência técnica da SES, Jaqueline Medeiros.
O post De novembro a novembro: saúde do homem deve ser rotina na Atenção Primária à Saúde apareceu primeiro em Saúde.