Cuidado e atenção à saúde do paciente. Foi com esse pensamento que na manhã desta terça-feira, 13, foi realizada uma reunião entre o superintendente do Hospital de Urgências de Sergipe Governador João Alves Filho (Huse) e gestores da Secretaria Municipal de Saúde (SMS). O objetivo foi para repactuar o fluxo de atendimento ou transferência do paciente oriundo da Unidade de Pronto Atendimento Fernando Franco e Nestor Piva, para as Alas Vermelha ou Azul do Huse.
“É fundamental esse tipo de comunicação em tempo real no que envolve a saúde municipal e a estadual, porque o paciente é o objetivo comum. Existem fluxos que devem ser ajustados constantemente a depender da situação, então foi muito boa e produtiva a reunião, pudemos ouvir as demandas internas do município, bem como eles entenderam a nossa situação e isso gera uma expectativa positiva de melhorar o atendimento como um todo”, destacou o superintendente do Huse, Walter Pinheiro.
Os atendimentos já existem e com a mudança do cenário e o aumento das outras demandas, houve a necessidade de repactuação, de confeccionar o fluxo de forma objetiva, em documentar para facilitar a comunicação de quem está na porta, tanto de uma unidade quanto da outra, ter o entendimento de qual perfil do paciente adequado e quando chegar no hospital ter um bom atendimento.
A coordenadora da Rede de Urgência de Aracaju, Claudia Oliveira Pardo, participou da reunião e saiu satisfeita com o alinhamento que foi planejado. “O fluxo dos pacientes da rede municipal Fernando Franco e Nestor Piva para a Ala Vermelha ou Azul do Huse é feito via telefone e a partir de agora vamos passar a documentar um meio de regulação para que fique mais seguro e que consiga transferir mais rápido para o hospital, seja para avaliação de especialista, tomografia, ou até mesmo internamento quando precisam de maior suporte”, explicou.
O post Estado e município de Aracaju repactuam fluxo de atendimento ao paciente no Huse apareceu primeiro em Saúde.