O Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen) unidade gerida pela Fundação de Saúde Parreiras Horta (FSPH) recebeu nesta quinta-feira, 30, acadêmicos do quinto período do curso de Medicina da Universidade Tiradentes (Unit). A atividade de educação em saúde tem como objetivo apresentar os laboratórios onde são realizadas as análises para diagnósticos de doenças de agravos em saúde pública.
Na ocasião, a assessora Técnica do Lacen, a biomédica, Aline Marinho prestou informações relativas aos serviços realizados nos laboratórios de Recepção e Coleta de Amostras, Redelab, Entomologia, Parasitologia e Zoonoses, Microbiologia, Diagnóstico de Produtos e Ambientes, Biologia Molecular e Imunologia e Insumos Estratégicos.
“Aqui realizamos análises laboratoriais de média e alta complexidade, para o diagnóstico de doenças de notificação compulsória que auxiliam o controle de qualidade de toda a rede estadual. Assim, nossos serviços contribuem com toda a rede de Vigilância em Saúde”, informou Aline Marinho.
Na Entomologia o grupo de estudantes, conheceram a rotina para estudo do vetor do Aedes aegypti, transmissor da Dengue, Chikungunya e Zika Virus. “O trabalho da Entomologia em parceria com o municípios é de suma importância para que seja feito o controle e assim evitar o desenvolvimento dos vetores, transmissores das Arboviroses”, comentou.
Ainda durante a vista, a gerente de Biologia Molecular e Imunologia, a bióloga Gabriela Bezerra falou sobre os testes para diagnóstico das Hepatites Virais, HIV/Aids, gripe Influenza, Dengue, Zika e Chikungunya, meningite, encefalite, o programa de Proteção a Gestante (Protege) além das sorologias de notificação compulsória como Sífilis, HTLV, Leptospirose, Sarampo, Rubéola, dentre outros.
“O diagnóstico rápido colabora para mapear áreas de risco de doenças de notificação além de avaliar a situação no cenário estadual e nacional, monitorando o surgimento de algumas enfermidades, que são extremamente graves, como a poliomielite, por exemplo, que está em processo de erradicação mundial”, frisou Gabriela.
Parceria
O médico André Baião, explicou que a visita faz parte do Programa de Integração Ensino em Saúde da Família (Piesf) da Unit em parceria de serviços de saúde de baixa e média complexidade em Aracaju e nos municípios. “Essa é uma oportunidade para o aluno conhecer a assistência integrada promovida pelo Sistema Único de Saúde – SUS. Assim eles podem previamente observar os diversos atendimentos prestados as comunidades”, frisou.
Saude pública
O superintendente do Laboratório Central, Cliomar Alves salientou o trabalho de promoção a educação em saúde. “Toda a rede laboratorial do Estado é capacitada pelo Lacen que atua como agente notificador dos agravos em saúde pública para tomada de decisões por parte da Vigilância Epidemiológica e a Atenção Básica de Saúde”, finalizou o gestor.
O post Estudantes de medicina visitam Lacen e conhecem exames laboratoriais apareceu primeiro em Saúde.