Durante uma reunião nesta quinta-feira, 9, a diretoria executiva da Fundação de Saúde Parreiras Horta (FSPH) discutiu os instrumentos técnicos e operacionais necessários para realização do programa de Coleta Externa de Sangue do Centro de Hemoterapia de Sergipe (Hemose) no Tribunal de Justiça de Sergipe (TJSE).
Na ocasião o grupo trocou informações sobre a logística que envolve a coleta do sangue e possíveis campanhas a serem organizadas nos Fóruns localizados nos polos em Nossa Senhora do Socorro, Itabaiana, Lagarto e Estância.
A diretora geral da Fundação Parreiras Horta, Luciana Déda, prestou informações gerais sobre o serviço, a necessidade das parcerias para promoção e conscientização sobre a importância da cultura da doação de sangue com regularidade e ampliação dos estoques de todos os grupos sanguíneos. Ela lembrou ainda que a doação de sangue cumpre critérios técnicos regulamentados pelo Ministério da Saúde e Agência Nacional de Vigilância Sanitária.
“Nós realizamos a captação, coleta, e fracionamento do sangue para rede hospitalar do Estado, ou seja, atendemos toda rede do Sistema Único de Saúde – SUS. É importante frisar que o sangue não se fabrica, esse é um produto que só podemos adquirir através do ato generoso de amor de para cada cidadão que vai até o Hemocentro de Sergipe. Uma única doação salva até quatro vidas”, esclareceu Luciana Déda.
Atento as informações o Desembargador e Presidente do Tribunal de Justiça, Edson Ulisses de Melo, destacou a importância da doação de sangue para toda sociedade. “O sangue é um produto nobre necessário para tratamentos de algumas doenças. O Tribunal de Justiça, por intermédio de seus servidores e magistrados, se soma a essa causa para contribuir com a doação e salvar vidas”, salientou o desembargador.
Após a reunião ficou definido que a doação de sangue no Judiciário será no dia 04 de outubro, no Centro Médico, no Anexo Administrativo II, das 8 às 13h.
A parceria do Hemose e o TJSE realizou em 2018 e 2019, algumas campanhas internas, sendo duas no Centro Médico na sede do TJ e, outras duas no Fórum Gumersindo Bessa, localizado no Centro Administrativo Governador Augusto Franco, ocasião em que os servidores, magistrados e funcionários de empresas terceirizadas doaram sangue.
Serviço
A reunião para definição do calendário da coleta externa contou ainda com as participações dos diretores da FSPH, Guilherme Maia, Administrativo Financeiro, Thiago Dória, Operacional e a Chefe de Gabinete, Amanda Costa. Do Tribunal de Justiça, Valmir de Farias, Secretário de Administração e Planejamento, Rosita Fiorotto, Chefe da Divisão Médica do Centro Médico, o médico Osvaldo Barreto, e a assistente social Edivani Panta.
O post Gestão da Fundação Parreiras Horta firma parceria para coleta de sangue do Hemose no Tribunal de Justiça apareceu primeiro em Saúde.