Governo do Estado moderniza unidades hospitalares e qualifica assistência aos sergipanos

Ao longo de 2023, diversas ações já foram desenvolvidas, como investimentos em equipamentos e estrutura física

Em quase dez meses de gestão, o Governo de Sergipe, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES), tem investido em diversos serviços da área da Saúde, a fim de garantir assistência qualificada e cuidado no atendimento aos sergipanos. Durante esse período, muitas ações foram desenvolvidas, como investimentos em equipamentos e estrutura física, para atender as necessidades da população e fortalecer a Rede Estadual de Saúde.

As reformas e ampliações foram compromissos firmados no Projeto de Governo, e estão sendo realizados com celeridade, a fim de garantir um atendimento assistencial de qualidade para os usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) em Sergipe, como destaca o secretário de Estado da Saúde, Walter Pinheiro. “O nosso objetivo é otimizar a assistência à saúde e fortalecer a rede. Os avanços são imprescindíveis para salvar vidas. Os investimentos na Saúde de Sergipe, além de promover melhores condições de trabalho a partir dessas modificações, causam um impacto gigantesco na qualidade da atuação profissional e do atendimento ao usuário do SUS”, salientou.

Modernização e atendimento
O Governo de Sergipe tem investido na modernização e reestruturação do Huse, onde foi ampliada em 50% a capacidade em leitos de retaguarda da Observação Clínica, antiga Ala Azul, considerada a porta de entrada do Huse. Antes, os leitos funcionavam com 30 pontos de cuidados (leitos). Após a reforma, a estrutura passa a contar com 15 novos pontos, propiciando um ambiente mais acolhedor, trazendo conforto e segurança durante a permanência dos pacientes e acompanhantes na unidade. Os investimentos em melhorias, equipamentos e mobiliários, ao longo de 2023, passam de R$ 4 milhões.

O aposentado José Carvalho destacou o acolhimento que o hospital oferece aos pacientes. “Sempre sou muito bem acolhido no Huse, a equipe é muito atenciosa. Essas melhorias são importantes porque beneficiam o paciente, acomodam melhor e trazem conforto durante esse período de cuidado com a nossa saúde. Esse novo espaço vai favorecer ainda mais os usuários. Tem sido muito bom esse acolhimento”, afirmou.

Além disso, entre as ações de fortalecimento da Rede Estadual de Saúde está a obra de reforma e ampliação da Unidade Pediátrica de Alta Complexidade do Hospital de Urgências de Sergipe Governador João Alves Filho (Huse), que tem o propósito de otimizar a assistência à saúde e trazer suporte à rede materno-infantil.

A unidade dispõe de 21 leitos, sendo 11 com isolamento na Unidade de Apoio Crítico Pediátrico/Área Vermelha e dez leitos com um isolamento na Área Amarela.

Saúde mental
Para atender às necessidades referentes à saúde mental e promover um atendimento humanizado, o Governo do Estado implantou a Unidade de Referência Especializada de Saúde Mental, no Hospital Jessé de Andrade Fontes, localizado em Estância, no sul sergipano.

A ala conta com 15 leitos de enfermaria, sala de convivência, posto de enfermagem e consultório, abrangendo pacientes dos 75 municípios sergipanos. A unidade tem como público-alvo crianças e adolescentes do sexo masculino, na faixa etária entre 12 a 17 anos, 11 meses e 29 dias, com transtornos mentais e/ou necessidades decorrentes do uso de álcool e outras drogas, com e sem comorbidades clínicas, que necessitem de internação.

Segundo o trabalhador rural Wilson Freitas, morador da região, o serviço é fundamental para a população. “Ter esse cuidado com a saúde mental da população é muito importante e necessário, ainda mais com a presença da unidade, sem precisar se dirigir até a capital para ser atendido”, considerou.
Assistência qualificada

Os leitos da Ala Vermelha do Hospital Regional de Nossa Senhora do Socorro também foram ampliados para garantir maior assistência à população. Com a ampliação, a unidade passou de três para oito leitos de estabilização, que dispõem de estrutura similar às Unidades de Terapia Intensivas (UTIs).

Os novos leitos compõem o eixo crítico e representam um aumento de 170% da capacidade de atendimentos a pacientes considerados graves e contam com uma estrutura de qualidade, com monitores multiparâmetros, camas elétricas, bombas de infusão, aparelho de ultrassonografia moderno e transdutor para realização de ecocardiograma.

Para a aposentada Iraci Rodrigues, a ampliação dos leitos de estabilização foi um acerto da gestão. “Eu achei ótimo. Os socorrenses sendo beneficiados com o hospital aumentando a sua extensão, com certeza é melhor para todo mundo”, comemorou.

Fotos: Mário Sousa e Flávia Pacheco

O post Governo do Estado moderniza unidades hospitalares e qualifica assistência aos sergipanos apareceu primeiro em Saúde.