Hospital da Criança implanta estratégia de qualificação assistencial Daily Huddle para otimização dos serviços

 O Hospital da Criança Dr. José Machado de Souza passou a desenvolver a estratégia de gestão Daily Huddle que, traduzindo de maneira mais simples, consiste em uma reunião curta de até, no máximo, 15 minutos, realizada duas vezes ao dia, envolvendo toda a equipe da unidade hospitalar gerida pela Secretaria de Estado da Saúde (SES). 

A superintendente do Hospital da Criança, Catharina Correa Costa, explica que a inspiração para a implementação veio dos bons resultados obtidos pelo Hospital de Urgência de Sergipe Governador João Alves Filho (Huse). “A partir da experiência positiva vivenciada pelo HUSE, após a implantação da estratégia de gestão Daily Huddle ou, simplesmente, Huddle, o Hospital da Criança com apoio do superintendente da SES Walter Pinheiro, iniciou na última segunda-feira essa nova rotina de encontros diários. Nestes momentos de partilha são abordados os pontos que podem comprometer o funcionamento do hospital, ter reflexos nas altas hospitalares e, consequentemente, em um maior giro de leitos. Com essa nossa metodologia de trabalho estamos focando em uma assistência mais precisa e de qualidade ao paciente”, expressou a gestora. 

O Superintendente da SES, Walter Pinheiro, responsável pela orientação dos profissionais do Hospital da Criança acerca da dinâmica da ferramenta Huddle, explica que a inserção desses poucos minutos são fundamentais para integrar todos os profissionais, são essenciais para eliminar possíveis ruídos e qualificar a comunicação interna. “O Huddle é uma ferramenta de gestão com o objetivo principal de melhorar a comunicação. São feitas questões, como se fosse um check list que envolve toda equipe do hospital e isso é realizado em dois momentos, um às 10 da manhã e outro às 16h. São   oportunidades para toda equipe se ver, se comunicar e fazer uma checagem das informações relevantes da rotina do hospital, tais como:  quantos pacientes estão precisando de enfermaria? Quantos exames de tomografia estão pendentes? Quais os insumos que estão em falta? Quais são as questões sociais que precisam ser resolvidas dentro da unidade? Ou seja, uma série de questões bem abrangentes e as demandas que merecem um aprofundamento tem continuidade posteriormente a esses momentos”, ressalta. 

De acordo com Pinheiro, o Huddle trouxe importantes transformações no Huse durante o período mais crítico da pandemia da Covid-19. “Essa foi uma ferramenta vencedora no HUSE, que adotamos na época mais intensa da Covid-19 em nosso estado. Essa foi uma estratégia primordial do nosso gabinete de crise e depois com o projeto ‘Lean nas Emergências’, do Ministério da Saúde para superlotação, a gente ampliou. O Huddle encurta caminhos porque, às vezes, a unidade hospitalar é de grande porte e não é possível que as equipes se encontrem o tempo todo. Ela também serve para melhoria das relações interpessoais, esse que é um grande diferencial atualmente, sobretudo, devido a mediação tecnológica nas relações humanas e desenvolver essa habilidade pessoal faz toda a diferença para um trabalho humanizado. Então, acreditamos que o Huddle também trará para o Hospital da Criança, melhorias nos processos de trabalho, identificando os possíveis gargalos e solucionando-os com celeridade, o que beneficia o usuário a partir da melhor operacionalização de toda a dinâmica de trabalho”, analisa o superintendente da SES. 

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